Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, André Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:24:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:24:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311205 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311205 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar ações no âmbito da gestão escolar que contribuam ao fortalecimento da inclusão nas escolas do município de São Paulo - SP, produzindo material que oriente os gestores escolares neste processo. Para tanto elegeu como objetivos específicos: conhecer e analisar a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na rede municipal de educação paulistana; discutir a relevância da gestão democrática e participativa nos âmbitos administrativo, pessoal, pedagógico e da organização, cultura, clima e cotidiano escolar; e elaborar uma espécie de guia que oriente o gestor escolar em ações de fortalecimento da inclusão na escola. O estudo, caracterizado como pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, perpassou levantamento e revisão bibliográfica e análise documental, tendo os dados sido selecionados e analisados em consonância com os objetivos da pesquisa. Os resultados mostram que as políticas públicas paulistanas com foco na inclusão, por meio de investimentos financeiros e formação continuada dos profissionais, têm contribuído para um aprimoramento nas concepções dessas pessoas sobre a inclusão. Apesar disso, a cidade ainda carece de uma expansão de atendimento nesta área, no sentido de contemplar as demandas reais e específicas de cada localidade, considerando o desenvolvimento de bebês, crianças, jovens e adultos. Espera-se, com esse trabalho, fornecer elementos que auxiliem aos gestores em uma visão mais ampla do tema, apoiando-os na estruturação de ações internas e externas à unidade escolar com o objetivo de fortalecer o processo de inclusão. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Diretor de escola. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to identify actions within the scope of school management that contribute to strengthening inclusion in schools in the municipality of São Paulo-SP, producing material to guide school administrators in this process. To this end, it established the following specific objectives: to understand and analyze the special education policy from the perspective of inclusive education in São Paulo's municipal education network; to discuss the relevance of democratic and participatory management in the administrative, personal, pedagogical, organizational, cultural, and school climate dimensions; and to develop a guide to assist school administrators in actions to strengthen inclusion in schools. The study, characterized as qualitative research with a bibliographic approach, involved a literature review and document analysis, with data selected and analyzed in alignment with the research objectives. The results indicate that public policies in São Paulo focusing on inclusion, supported by financial investments and continuous professional development, have contributed to improving professionals' understanding of inclusion. However, the city still lacks an expansion of services in this area to address the real and specific demands of each locality, considering the development of infants, children, adolescents, and adults. It is hoped that this work will provide elements to assist administrators in gaining a broader perspective on the topic, supporting the structuring of internal and external actions within the school unit to strengthen the inclusion process. Keywords: Inclusive Education, School Management, Principal. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/311203 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretor de escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Principal | - |
Título: dc.title | Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva paulistana | - |
Título: dc.title | School management from the perspective of inclusive education in São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: