
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente. Universidade Estadual Paulista | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Albuquerque, André Alves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:12:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:12:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311203 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311203 | - |
| Descrição: dc.description | Caros Diretores de escola, Assistentes de Diretores e Coordenadores pedagógicos, este guia tem como objetivo principal apresentar ações no âmbito da gestão escolar que contribuam ao fortalecimento da inclusão nas escolas do município de São Paulo - SP ou para outras redes de ensino que tiverem interesse. Esse material resulta de uma pesquisa, intitulada “Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva paulistana”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente. O material está dividido em duas partes: 1- Política pública de educação especial na perspectiva da educação inclusiva paulistana e 2- Atuação do gestor no que compete às dimensões da gestão democrática e possibilidades de estratégias em prol do fortalecimento de ações na construção de uma escola inclusiva para todos. Espera-se com esse guia orientador contribuir para instrumentaliza-los quanto a necessidade de buscar caminhos dentro de sua unidade educacional e fora dela, com o estabelecimento de parcerias com os membros que fazem parte deste processo e rede de apoio, alinhando agendas e ampliando a gestão democrática em todos os âmbitos de atuação. Neste contexto a garantia de voz e votos para todos, o repensar a gestão financeira e garantir por meio dos recursos financeiros recebidos nas APMs das escolas e até mesmo por meio de recursos próprios da escola, é importante à implementação da inclusão escolar. Que esses valores sejam pensados e discutidos coletivamente em favor da acessibilidade conforme a Lei brasileira de Inclusão – LBI (Brasil, 2015) e que este percurso seja construído e fortalecido, oportunizando reflexões e mudanças de paradigmas por meio do processo dialético de formação, com a possibilidade de alteração de concepções pedagógicas excludentes, beneficiando a inclusão de todos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/311205 | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretor de escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Principal | - |
| Título: dc.title | Guia orientador do gestor escolar na perspectiva da educação inclusiva | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: