Guia orientador do gestor escolar na perspectiva da educação inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiezzel, Andreia Cristiane Silva-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente. Universidade Estadual Paulista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, André Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:12:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:12:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311203-
Descrição: dc.descriptionCaros Diretores de escola, Assistentes de Diretores e Coordenadores pedagógicos, este guia tem como objetivo principal apresentar ações no âmbito da gestão escolar que contribuam ao fortalecimento da inclusão nas escolas do município de São Paulo - SP ou para outras redes de ensino que tiverem interesse. Esse material resulta de uma pesquisa, intitulada “Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva paulistana”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente. O material está dividido em duas partes: 1- Política pública de educação especial na perspectiva da educação inclusiva paulistana e 2- Atuação do gestor no que compete às dimensões da gestão democrática e possibilidades de estratégias em prol do fortalecimento de ações na construção de uma escola inclusiva para todos. Espera-se com esse guia orientador contribuir para instrumentaliza-los quanto a necessidade de buscar caminhos dentro de sua unidade educacional e fora dela, com o estabelecimento de parcerias com os membros que fazem parte deste processo e rede de apoio, alinhando agendas e ampliando a gestão democrática em todos os âmbitos de atuação. Neste contexto a garantia de voz e votos para todos, o repensar a gestão financeira e garantir por meio dos recursos financeiros recebidos nas APMs das escolas e até mesmo por meio de recursos próprios da escola, é importante à implementação da inclusão escolar. Que esses valores sejam pensados e discutidos coletivamente em favor da acessibilidade conforme a Lei brasileira de Inclusão – LBI (Brasil, 2015) e que este percurso seja construído e fortalecido, oportunizando reflexões e mudanças de paradigmas por meio do processo dialético de formação, com a possibilidade de alteração de concepções pedagógicas excludentes, beneficiando a inclusão de todos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/311205-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de escola-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Palavras-chave: dc.subjectPrincipal-
Título: dc.titleGuia orientador do gestor escolar na perspectiva da educação inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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