Inclusão de estudante com transtorno do espectro autista na perspectiva da comunicação social: uma proposta para ação pedagógica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiezzel, Andreia Cristiane Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCampos, Denize Mancine Coelho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:06:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:06:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311198-
Descrição: dc.descriptionEste estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da UNESP de Presidente Prudente, na linha de pesquisa "Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva", de natureza qualitativa e definido como um estudo de caso, envolveu um estudante do 4º ano do ensino fundamental, com Transtorno do Espectro Autista (TEA)de uma escola municipal no interior de São Paulo. Teve como objetivo geral identificar e analisar comportamentos relacionados à comunicação social que representavam barreiras à aprendizagem do estudante, visando desenvolver estratégias que o auxiliassem no desenvolvimento da comunicação social e no processo de aprendizagem. Os objetivos específicos envolveram: identificar barreiras de comunicação para aprendizagem, desenvolver intervenções, estratégias e organizá-las em um Recurso Educacional. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental (Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), adaptações curriculares individuais em sala regular, relatórios médicos e avaliação neuropsicológica do estudante), entrevista com a professora auxiliar que acompanhava o estudante nas atividades pedagógicas em sala de aula e observação em sala de aula. As intervenções envolveram o desenvolvimento, a utilização de recursos visuais e a Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) com o estudante. Os resultados demonstraram avanços na comunicação social do estudante e aprendizagem, destacando a importância de flexibilizar e equilibrar necessidades emocionais e acadêmicas. Como Recurso educacional, desenvolvemos um e-book para auxiliar na redução das barreiras de comunicação social e apoiar a aprendizagem de estudantes com TEA. Esperamos que este material contribua à formação inicial e continuada de professores que trabalham com estudantes com TEA. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, comunicação social, educação inclusiva, estratégias pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptionThis study, linked to the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI) of UNESP in Presidente Prudente, in the research line "Training Practices and Processes of Educators for Inclusive Education", of a qualitative nature and defined as a case study, involved a student in the 4th grade of elementary school, with Autism Spectrum Disorder (ASD) from a municipal school in the interior of São Paulo. Its general objective was to identify and analyze behaviors related to social communication that represented barriers to the student's learning, aiming to develop strategies that would assist him in the development of social communication and the learning process. The specific objectives involved: identifying communication barriers for learning, developing interventions, strategies and organizing them in an Educational Resource. Data collection occurred through documentary analysis (Individual Development Plan (IDP),individual curricular adaptations in regular classrooms, medical reports and neuropsychological assessment of the student), interview with the assistant teacher who accompanied the student in the pedagogical activities in the classroom and classroom observation. The interventions involved the development and use of visual resources and Alternative Supplemental Communication (AAC) with the student. The results demonstrated advances in the student's social communication and learning, highlighting the importance of flexibility and balancing emotional and academic needs. As an educational resource, we developed an e-book to help reduce social communication barriers and support the learning of students with ASD. We hope that this material will contribute to the initial and continuing education of teachers who work with students with ASD. Keywords: Autism Spectrum Disorder, social communication, inclusive education, pedagogical strategies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/311199-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorder-
Palavras-chave: dc.subjectSocial communication-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical strategies-
Título: dc.titleInclusão de estudante com transtorno do espectro autista na perspectiva da comunicação social: uma proposta para ação pedagógica-
Título: dc.titleInclusion of students with autism spectrum disorder from the perspective of social communication: a proposal for pedagogical action-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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