Oásis em tempos de aridez: a manifestação do poético na literatura de Caio Fernando Abreu sob a ditadura militar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScheel, Márcio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMartins, Matos Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:19:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:19:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311178-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação propõe uma reflexão acerca da manifestação do poético na obra de Caio Fernando Abreu como forma de resistência simbólica frente ao regime civil-militar brasileiro (1964-1985). A pesquisa adota a crítica histórico-literária como referencial metodológico, valendo-se do método dedutivo para articular os vínculos entre literatura, censura e dissidência política. A partir da teoria estética de Mikel Dufrenne, a análise do conto “Oásis”, da coletânea O ovo apunhalado (1975), revela como a linguagem poética de Abreu transcende a narrativa convencional, forjando imagens e símbolos que tensionam o imaginário autoritário instaurado. O estudo também se debruça sobre o contexto histórico do golpe de 1964 e os impactos da repressão na produção cultural brasileira. A literatura de Caio F. Abreu, ao entrelaçar dimensão estética e crítica social, reafirma a arte como espaço de liberdade e insubmissão em tempos de cerceamento.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation offers a reflection on the manifestation of the poetic in Caio Fernando Abreu’s work as a form of symbolic resistance against the Brazilian civil-military regime (1964–1985). Employing historical-literary criticism as its methodological framework and guided by a deductive reasoning, the research explores the interplay between literature, censorship, and political dissent. Drawing upon Mikel Dufrenne’s aesthetic theory, the analysis of the short story “Oásis”, from the collection O ovo apunhalado (1975) demonstrates how Abreu’s poetic language transcends conventional narrative structures, forging symbolic images that confront the prevailing authoritarian imaginary. The study also examines the historical context of the 1964 coup and the repercussions of state repression on cultural production. It concludes that Abreu’s literature, by intertwining aesthetic expression and social critique, reaffirms art as a privileged locus of freedom and resistance amid oppression.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCaio Fernando Abreu-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militar-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e resistência-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem poética-
Palavras-chave: dc.subjectMilitary dictatorship-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature and resistance-
Palavras-chave: dc.subjectPoetic language-
Título: dc.titleOásis em tempos de aridez: a manifestação do poético na literatura de Caio Fernando Abreu sob a ditadura militar-
Título: dc.titleOasis in an era of aridity: the poetic manifestation in Caio Fernando Abreu's literature under the military regime-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.