Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: proposta de oficinas para o ensino de Química na EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZanata, Eliana Marques-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Willary Kristofer de Almeida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:20:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:20:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311176-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o intuito de conectar os conceitos químicos através do desenvolvimento de oficinas relacionando Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista as realidades sociais e ambientais, a CTSA incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões informadas e a formação de cidadãos conscientes. Em vez de uma abordagem isolada, o ensino por meio da relação entre CTSA promove a interdisciplinaridade, relacionando a química com outras áreas do conhecimento e com o cotidiano dos estudantes. O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolver um material didático, no formato de um guia para o professor desenvolver atividades do ensino de química. Como resultado, no guia encontram-se conteúdos, objetivos, contexto temático e material de apoio para os alunos com as atividades propostas, nas quais entrelaçam-se a perspectiva CTSA de modo a proporcionar ao aluno um espaço para construção do conhecimento contextualizado com sua realidade social. Espera-se que com a sua utilização em sala de aula, o trabalho possa contribuir para o ensino de química e interação professor-aluno nos espaços de ensino da EJA.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to connect chemical concepts through the development of workshops relating Science, Technology, Society, and Environment for Youth and Adult Education. Considering the social and environmental realities, STSE encourages the development of critical thinking, informed decision-making, and the formation of conscious citizens. Instead of an isolated approach, teaching through the relationship between STSE promotes interdisciplinarity, relating chemistry to other areas of knowledge and to the students' daily lives. The objective of this study, using a qualitative approach, was to develop didactic material in the format of a guide for teachers to develop chemistry teaching activities. As a result, the guide contains content, objectives, thematic context, and support material for students with the proposed activities, in which the STSE perspective is interwoven to provide students with a space for the construction of knowledge contextualized with their social reality. It is hoped that with its use in the classroom, this work can contribute to the teaching of chemistry and teacher-student interaction in Youth and Adult Education teaching spaces.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectAdults and Young Education-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry Education-
Palavras-chave: dc.subjectSTSE-
Palavras-chave: dc.subjectSTSE-
Título: dc.titleCiência, tecnologia, sociedade e ambiente: proposta de oficinas para o ensino de Química na EJA-
Título: dc.titleScience, technology, society and environment: proposal of workshops for teaching Chemistry in EJA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.