Percepção e conservação: proprietários rurais e a manutenção de serviços ecossistêmicos em bacias hidrográficas de abastecimento público

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZakia, Maria José Brito-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Nacional Autónoma do México (UNAM)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Renata Evangelista de-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Jamily da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:16:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:16:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311164-
Descrição: dc.descriptionO atual estado de degradação dos ecossistemas naturais, aliado à importância de se garantir serviços ecossistêmicos (SE) essenciais para o bem-estar humano, entre eles a provisão de água, impulsionaram o estabelecimento de múltiplas estratégias para a conservação e restauração desses ecossistemas. Entre elas, os Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) têm se destacado, principalmente voltados aos recursos hídricos. A participação social, principalmente de provedores de serviços ecossistêmicos, considerando a percepção e o apego das pessoas à terra, é determinante para a efetividade desses programas. Nesse contexto, esta pesquisa centrou-se na Bacia Hidrográfica Água Fria, no município de Barra do Choça, estado da Bahia, uma bacia de abastecimento público que enfrenta desafios relacionados à crise hídrica e à gestão dos recursos hídricos. Essa pesquisa tem dois objetivos centrais: (1) analisar o apego à terra e a percepção dos proprietários rurais da bacia em relação à provisão de serviços ecossistêmicos; (2) avaliar a factibilidade social para a implementação de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais. Para tanto, foi necessário (i) analisar a relação dos proprietários rurais com a propriedade e sua adoção de práticas de conservação e uso dos recursos hídricos; (ii) Avaliar a rede de relações entre diferentes atores sociais na gestão dos recursos hídricos, considerando sua influência na implementação de estratégias de conservação; (iii) Examinar a disposição de proprietários rurais em participar de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A metodologia utilizada combinou levantamento de dados secundários, visitas de campo, observação participante e entrevistas semiestruturadas com 21 proprietários rurais. Traçou-se o perfil dos proprietários e, com base nesses dados, classificou-se o apego à terra/propriedade em afetivo, funcional e cognitivo, e analisou-se a percepção por meio do Índice de Consolidação da Percepção Ecossistêmica (ICPE), calculado a partir das respostas dos entrevistados e categorizado em níveis incipiente, baixo, médio ou alto. A análise considerou separadamente as respostas espontâneas e estimuladas. As relações entre os atores sociais no processo de gestão da bacia foram examinadas com a elaboração de um mapa de atores, e adotou-se análise de conteúdo para as entrevistas. Os resultados apontaram apego à terra predominantemente afetivo (47,6%) e funcional (42,9%). Foram identificados 18 serviços ecossistêmicos, 14 deles mencionados espontaneamente. Os serviços de provisão, principalmente alimento e água, prevaleceram nas respostas espontâneas, enquanto os de suporte e culturais foram mais citados nas respostas estimuladas. Os valores de ICPE mais elevados foram de 35% (baixo) e 23% (incipiente), observados em proprietários com apego cognitivo. Observou-se uma associação entre a percepção ecossistêmica e o tipo de apego à terra, indicando que proprietários com maior apego cognitivo tendem a apresentar um ICPE mais elevado. Constatou-se que, a maioria dos proprietários rurais adota práticas de conservação, mas enfrenta desafios técnicos para ampliá-las. A análise das relações entre atores sociais evidenciou fragilidades na governança da bacia, marcada pela forte dependência dos órgãos reguladores e pela limitada participação dos proprietários na gestão hídrica. Embora a maioria apoie a compensação financeira, muitos não se sentiram aptos a definir um valor para a remuneração. Apesar de terem forte apego à terra, muitos proprietários possuem compreensão pouco clara sobre os serviços ecossistêmicos que proporcionam em suas propriedades. Um Programa de Pagamento por Serviços Ambientais não se apresenta como a opção mais adequada para a Bacia estudada, pois os proprietários de terras não se reconhecem plenamente como provedores de SE.-
Descrição: dc.descriptionThe current state of natural ecosystem degradation, combined with the need to ensure essential ecosystem services (ES) for human well-being—particularly water provision—has driven the establishment of multiple conservation and restoration strategies. Among these, Payment for Ecosystem Services (PES) programs have gained prominence, especially those focused on water resources. Social participation, particularly from ecosystem service providers, considering people's perception and attachment to the land, is crucial for the effectiveness of these programs. In this context, this study focuses on the Água Fria River Basin in the municipality of Barra do Choça, Bahia, a public water supply basin facing challenges related to water scarcity and water resource management. The research has two central objectives: (1) to analyze land attachment and the perception of rural landowners regarding the provision of ecosystem services; and (2) to assess the social feasibility of implementing a Payment for Ecosystem Services (PES) program. To achieve these objectives, the study required: (i) analyzing rural landowners' relationship with their land and their adoption of conservation practices and water resource use; (ii) evaluating the network of relationships among different social actors involved in water resource management, considering their influence on conservation strategies; and (iii) examining the willingness of rural landowners to participate in a Payment for Ecosystem Services (PES) program. The methodology combined secondary data collection, field visits, participant observation, and semi-structured interviews with 21 rural landowners. The profile of landowners was established, and based on these data, land attachment was classified as affective, functional, or cognitive. Perception was assessed using the Ecosystem Perception Consolidation Index (ICPE), calculated from interview responses and categorized into incipient, low, medium, or high levels. The analysis considered both spontaneous and prompted responses separately. Social actor relationships in basin management were examined through an actor mapping approach, and content analysis was applied to the interviews. The results indicate that land attachment was predominantly affective (47.6%) and functional (42.9%). A total of 18 ecosystem services were identified, with 14 mentioned spontaneously. Provisioning services, mainly food and water, prevailed in spontaneous responses, while supporting and cultural services were more frequently cited in prompted responses. The highest ICPE values were 35% (low) and 23% (incipient), observed among landowners with cognitive attachment. An association was found between ecosystem perception and the type of land attachment, indicating that landowners with stronger cognitive attachment tend to have higher ICPE scores. Most rural landowners adopt conservation practices but face technical challenges in expanding them. The analysis of social actor relationships revealed weaknesses in basin governance, characterized by strong dependence on regulatory agencies and limited participation of landowners in water management. Although most landowners support financial compensation, many did not feel qualified to define an appropriate remuneration amount. Despite their strong attachment to the land, many landowners lack a clear understanding of the ecosystem services their properties provide. A Payment for Ecosystem Services (PES) program does not appear to be the most suitable option for the studied basin, as landowners do not fully recognize themselves as ES providers.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionCapes: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPagamento por serviços ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão hídrica-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectProvedores-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPayment for Ecosystem Services-
Palavras-chave: dc.subjectWater management-
Palavras-chave: dc.subjectSocial participation-
Palavras-chave: dc.subjectService providers-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental governance-
Título: dc.titlePercepção e conservação: proprietários rurais e a manutenção de serviços ecossistêmicos em bacias hidrográficas de abastecimento público-
Título: dc.titlePerception and Conservation: Rural Landowners and the Maintenance of Ecosystem Services in Public Water Supply Watersheds-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.