
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Alexandre Gabarra de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Felipe Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:19:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:19:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311161 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311161 | - |
| Descrição: dc.description | O exercício aeróbico tem sido amplamente estudado devido aos seus benefícios para a saúde física e mental, especialmente no que diz respeito à função cognitiva. Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da prática regular de atividades aeróbicas sobre funções cognitivas específicas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas, em crianças, adultos e idosos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura com base em estudos recentes que analisam as mudanças neurofisiológicas decorrentes do exercício, incluindo aumento da neuroplasticidade, melhoria na circulação cerebral e maior liberação de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que estão diretamente relacionados ao desempenho cognitivo. Evidências apontam que a prática de exercício aeróbico pode contribuir para a melhoria da memória de curto prazo, da velocidade de processamento e do foco atencional, reduzindo o declínio cognitivo natural associado ao envelhecimento. Conclui-se que o exercício aeróbico pode desempenhar um papel relevante na preservação e na potencialização das funções cognitivas, sugerindo sua inclusão como uma estratégia preventiva e terapêutica em programas de saúde mental e bem estar. | - |
| Descrição: dc.description | Aerobic exercise has been extensively studied due to its benefits for physical and mental health, particularly regarding cognitive function. This study aims to investigate the effects of regular aerobic activity on specific cognitive functions, such as memory, attention, and problem-solving ability, in children, adults, and the elderly. To achieve this, a literature review was conducted based on recent studies that analyze the neurophysiological changes resulting from exercise, including increased neuroplasticity, improved brain circulation, and higher release of neurotransmitters, such as dopamine and serotonin, which are directly related to cognitive performance. Evidence suggests that aerobic exercise can contribute to improvements in short-term memory, processing speed, and attentional focus, reducing the natural cognitive decline associated with aging. It is concluded that aerobic exercise may play a significant role in preserving and enhancing cognitive functions, suggesting its inclusion as a preventive and therapeutic strategy in mental health and well-being programs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercício aeróbico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Função cognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Attention | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aerobic exercise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aerobic exercise | - |
| Título: dc.title | Exercício aeróbico e função cognitiva: uma revisão literária | - |
| Título: dc.title | Aerobic exercise and cognitive function: a literature review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: