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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Baleotti, Luciana Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Amanda Letícia Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:43:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:43:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311144 | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia de impressão 3D e as plataformas open source aplicadas à Tecnologia Assistiva (TA) têm proporcionado novas oportunidades para o desenvolvimento de recursos assistivos personalizados que atendem às necessidades específicas dos usuários. No entanto, o conhecimento e a adoção dessas tecnologias por terapeutas ocupacionais (TOs) ainda são limitados, evidenciando uma lacuna na literatura quanto à utilização dessas ferramentas por esses profissionais. O objetivo geral deste estudo consiste em identificar e comparar as variáveis que influenciam a aceitação da impressão 3D e das plataformas Open Source aplicadas à TA por terapeutas ocupacionais. Este estudo foi dividido em duas fases, na Fase 1, em que participaram 70 TOs, buscou-se identificar a intenção de uso da tecnologia de impressão 3D e plataformas open source. Foi aplicado um questionário que buscou identificar o conhecimento, experiência, facilidade e utilidade percebidas em relação às tecnologias. Para a segunda fase deste estudo, realizou-se a randomização de 10 TOs, integrantes da Fase 1, os quais participaram de um curso de capacitação presencial, composto por conteúdo sobre impressão 3D e plataformas open source. Além disso, estes 10 participantes, logo após a capacitação responderam a System Usability Scale (SUS), e após 30 dias (follow up) aplicou-se novamente o questionário aplicado na Fase 1. Para análise quantitativa, foi utilizado o teste de correlação de Spearman, e o teste do Qui-quadrado. Para analisar o efeito da capacitação e seguimento pós-capacitação foi realizada uma Anova de medidas repetidas. A análise qualitativa foi feita através de análise categorial das respostas, na fase 1. Os resultados da Fase 1 indicam que quase a totalidade (92,8%) dos participantes não têm experiência no uso das tecnologias. Entretanto, mesmo com a falta de experiência (M=2.58), observou-se uma percepção positiva acerca da utilidade (M=4) e facilidade de uso (M=4.01). Associação significativa foi observada entre a variável experiência e área de atuação em Saúde Mental (p=0,043), as demais variáveis analisadas não mostraram associação. Com relação à Fase 2, os resultados sugerem melhora significativa na percepção de experiência (p= <0.001), e manutenção da percepção positiva acerca da utilidade (p=0.064) e facilidade de uso (p= 0.321). O escore final da escala SUS (M=86,25) sugere que os participantes avaliam os sistemas como “excelente” e “aceitável”. Os resultados do follow-up evidenciam manutenção de percepções positivas, apresentando pequena queda no construto “experiência” (M=3.77). Após o curso de capacitação os participantes ampliaram seu conhecimento acerca da tecnologia de impressão 3D e de plataformas open source, considerando-as aplicáveis na prática clínica. No entanto, foram identificadas barreiras à sua utilização, incluindo a resistência por parte dos gestores dos serviços onde atuam e a escassez de impressoras 3D. Considerando que a maioria dos participantes deste estudo demonstrou uma percepção positiva em relação à facilidade de uso e à utilidade da impressão 3D na prática clínica, sugere-se que a capacitação de terapeutas ocupacionais (TOs) no uso dessas tecnologias pode influenciar significativamente sua intenção de uso. Além disso, essa capacitação pode inovar a forma como esses profissionais desenvolvem recursos de tecnologia assistiva. | - |
Descrição: dc.description | 3D printing technology and open source platforms applied to Assistive Technology (AT) have provided new opportunities for the development of personalized assistive resources that meet the specific needs of users. However, the knowledge and adoption of these technologies by occupational therapists (OTs) are still limited, highlighting a gap in the literature regarding the use of these tools by these professionals. The general objective of this study is to identify and compare the variables that influence the acceptance of 3D printing and Open Source platforms applied to AT by occupational therapists. This study was divided into two phases. In Phase 1, in which 70 OTs participated, we sought to identify the intention to use 3D printing technology and open source platforms. A questionnaire was applied to identify the knowledge, experience, ease and perceived usefulness of use in relation to the technologies. For the second phase of this study, 10 TOs from Phase 1 were randomly assigned and participated in a face-to-face training course consisting of content on 3D printing and open source platforms. In addition, these 10 participants responded to the System Usability Scale (SUS) immediately after the training, and after 30 days (follow-up), the questionnaire applied in Phase 1 was applied again. For quantitative analysis, the Spearman correlation test and the Chi-square test were used. To analyze the effect of the training and post-training follow-up, a repeated measures ANOVA was performed. The qualitative analysis was performed through categorical analysis of the responses in Phase 1. The results of Phase 1 indicate that almost all (92.8%) of the participants have no experience in using the technologies. However, even with the lack of experience (M=2.58), a positive perception regarding the usefulness (M=4) and ease of use (M=4.01) was observed. A significant association was observed between the variable experience and area of activity in Mental Health (p=0.043); the other variables analyzed showed no association. Regarding Phase 2, the results suggest a significant improvement in the perception of experience (p=<0.001), and maintenance of the positive perception regarding usefulness (p=0.064) and ease of use (p=0.321). The final score on the SUS scale (M=86.25) suggests that participants evaluate the systems as “excellent” and “acceptable”. The results of the follow-up show maintenance of positive perceptions, with a small decrease in the “experience” construct (M=3.77). After the training course, participants expanded their knowledge about 3D printing technology and open source platforms, considering them applicable in clinical practice. However, barriers to their use were identified, including resistance from managers of the services where they work and the shortage of 3D printers. Considering that most participants in this study demonstrated a positive perception regarding the ease of use and usefulness of 3D printing in clinical practice, it is suggested that training occupational therapists (OTs) in the use of these technologies can significantly influence their intention to use. In addition, such training can innovate the way these professionals develop assistive technology resources. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamentos de autoajuda para pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-help devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-dimensional printing. | - |
Título: dc.title | Fatores que influenciam a aceitação da impressão 3D e de plataformas open source na tecnologia assistiva por terapeutas ocupacionais | - |
Título: dc.title | Factors influencing the ease of 3D printing and open source platforms in assistive technology for occupational therapists | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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