Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santana, Pio de Sousa, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | IA-UNESP | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida Júnior, Algacir Leite de, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:09:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:09:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311062 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa de mestrado em arte/educação aborda e tece investigações, reflexões e desdobramentos da prática artística no ambiente escolar, num recorte específico relacionado à arte contemporânea e suas possibilidades de abordagens no contexto da escola pública. No que se refere à arte contemporânea, deu-se destaque a produções que exploram o contexto e dialogam com os conceitos de “tempos líquidos” e “não-lugares”. Enfoca o universo urbano do qual o ser humano contemporâneo compartilha, sua relação cotidiana com os não-lugares numa perspectiva de Marc Augé – espaços de fluxo, sua condição de “passagem” no tempo, e a imersão numa vida líquida abordada por Zygmunt Bauman. A pesquisa se vale da metodologia A/r/tográfica, com referência em pesquisadores como Rita Irwin, Belidson Dias e Stephanie Springgay, preceitos de Jhon Dewey enquanto desenvolvimento da pesquisa em arte como experiência, e Ana Mae Barbosa quanto à criação coletiva e abordagem triangular. Foi desenvolvida na EMEF Marechal Deodoro da Fonseca, em São Paulo/SP, num recorte para o Ensino Básico-Fundamental (neste caso, dos 5º, 6º, 7º anos e EJA - Educação de Jovens e Adultos) em 2023. Partiu de problemas estipulados desde o pré-projeto, cujos objetivos principais foram investigar as relações da arte na contemporaneidade com a vivência cotidiana dos alunos, enfatizando a questão da percepção espaço-temporal dos conceitos de “tempos líquidos” e “não-lugares” em relação ao sujeito urbano; potencializar formas de experimentação contemporâneas de obras artísticas relacionadas ao recorte conceitual do projeto de pesquisa, por meio de processos em arte/educação; estimular e direcionar proposições criativas de obras artísticas reverberando novas formas de vivenciar arte aos alunos da escola pública; e melhorar a qualidade de trabalho em sala de aula por meio dos conhecimentos e investigações adquiridas na pesquisa e no curso PROF-ARTES. | - |
Descrição: dc.description | This master's degree research in art/education addresses and weaves investigations, reflections and developments of artistic practice in the school environment, in a specific focus related to contemporary art and its possible approaches in the context of public schools. With regard to contemporary art, emphasis was placed on productions that explore the context and dialogue with the concepts of “liquid times” and “non-places”. It focuses on the urban universe that contemporary human beings share, their daily relationship with non-places from Marc Augé's perspective - spaces of flow, their condition of “passage” in time and immersion in a liquid life addressed by Zygmunt Bauman. The research uses the A/r/tographic methodology, with reference to researchers such as Rita Irwin, Belidson Dias and Stephanie Springgay, precepts of Jhon Dewey while developing art research as, an experience and Ana Mae Barbosa regarding collective creation and triangular approach. It was developed at EMEF Marechal Deodoro da Fonseca, in São Paulo/SP, in a focus on Basic and Fundamental Education (in this case, 5th, 6th, 7th years and EJA-Youth and Adult Education) in 2023. It started from problems stipulated since the pre-project, whose main objectives were investigating the relationships between art in contemporary times and the daily experiences of students, emphasizing the issue of spatio-temporal perception of the concepts of “liquid times” and “non-places” in relation to the urban subject; to enhance contemporary forms of experimentation with artistic works related to the conceptual approach of the research project, through processes in art/education; stimulate and direct creative propositions of artistic works reverberating new ways of experiencing art for public school students; improve the quality of work in the classroom through the knowledge and investigations acquired in research and the PROF-ARTES course. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Séc. XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Séc. XXI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços públicos | - |
Título: dc.title | Arte contemporânea: Entre os tempos líquidos e não-lugares na escola | - |
Título: dc.title | Arte contemporáneo: Entre tiempos líquidos y no lugares en la escuela | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: