Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bove, Cibele Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:59:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:59:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311030 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=37E5C8B73BB3E020BD02BD6396E0D1D0# | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311030 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa originou-se de discussões com o grupo de professores da Rede Municipal de Ensino, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, a qual a pesquisadora é responsável e, como pós-graduanda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da Unesp/Bauru, teve como princípio a preocupação coletiva quanto ao distanciamento dos estudantes em relação à prática de atividades físicas, ou seja, os participantes do grupo, unissonamente percebiam que as crianças vinham manifestando desinteresse crescente por esportes, jogos e brincadeiras, voltando suas preferências às redes sociais. Tendo em vista as constantes atualizações tecnológicas e o fato de as crianças já estarem conectadas, a proposta buscou criar condições para a alteração desse quadro, não excluindo, mas ressignificando o uso da internet pelas crianças a partir do seguinte problema de pesquisa: como inserir essas mesmas tecnologias digitais como forma de motivá-los a participarem das aulas de Educação Física fomentando o interesse pela prática do movimento? A proposta se desenvolveu em duas salas do 5.º ano, do Ensino Fundamental I, período matutino e vespertino, ambas com 17 alunos cada, com idade entre nove e dez anos, totalizando 34 participantes no estudo. Realizada revisão da literatura sobre o ensino de Educação Física, foi construída como objetivo geral da pesquisa, a análise das implicações do uso do WhatsApp no ensino e na aprendizagem da Capoeira, conteúdo presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) inserido no tópico “lutas de matrizes africanas”. O método de abordagem foi exploratório sob viés qualitativo, sendo o instrumento para a coleta de dados a entrevista com perguntas fechadas relacionadas à interação dos estudantes com a tecnologia no ambiente social, familiar e escolar. O processo de coleta e análise de dados se deu em quatro etapas de características qualitativa exploratórias sob perspectiva Crítico Emancipatória, dada sua capacidade de exploração de elementos quantitativos ou não, tão comuns no universo altamente diversificado que marca a escolarização na etapa escolhida: Etapa 1. Envio pelo WhatsApp de maneira planejada, intencional e pedagógica, de vídeos especialmente produzidos para fomentar o aprendizado desse conteúdo. Etapa 2. Aula expositiva: prática da Capoeira na quadra da escola, especialmente para criação de uma nova forma de jogar, intitulada “Amarelinha Capoeira”. Etapa 3. Criação e disponibilização via WhatsApp, de um produto educacional especialmente criado para essa finalidade (tabuleiro eletrônico e virtual) com a temática da Capoeira. Etapa 4. Análise final dos resultados, que se deu por meio da verificação da execução das atividades complementares propostas por meio de atividade educacional enviada no aplicativo e a realização de entrevistas para verificação da participação dos estudantes nas aulas práticas. Os resultados confirmaram a hipótese inicial, ou seja, de que a utilização complementar desta ferramenta geraria impacto positivo na dinâmica das aulas, o que significa, estarmos potencialmente diante de uma interessante nova ferramenta que pode ser aproveitada em favor do aprendizado e da criação de fomento às atividades de movimento para as criança, sugerindo ser possível integrá-lo no fazer pedagógico, como uma possibilidade de ampliação da cultura corporal de movimento e da evolução do desenvolvimento motor, cognitivo-social. | - |
Descrição: dc.description | This research originated from discussions with a group of teachers from the Municipal Education Network in a city in the interior of São Paulo State, where the researcher holds a leadership position. As a postgraduate student in the Professional Master's Program in Basic Education at UNESP/ Bauru, the research was driven by a collective concern regarding students' disconnection from physical activities—the group members unanimously perceived that children were showing increasing disinterest in sports, games, and recreational activities, turning their preferences toward social media instead. Given the constant technological updates and the fact that children are already connected, the proposal sought to create conditions to alter this scenario not by excluding, but by reframing children's internet use, addressing the following research question: how can we incorporate these same digital technologies to motivate them to participate in Physical Education classes while fostering interest in movement practice? Our proposal was developed in two 5th-grade elementary school classes, morning and afternoon periods, each with 17 students aged 9 to 10 years, totaling 34 participants in the study. Following a literature review on Physical Education teaching, we established as the general research objective the analysis of WhatsApp's implications in teaching and learning Capoeira, a content present in the BNCC (National Common Curricular Base) under the topic "African matrix fighting styles." The methodological approach was exploratory with a qualitative bias, using interviews with closed questions related to students' interaction with technology in social, family, and school environments as the data collection instrument. The data collection and analysis process occurred in four stages with exploratory qualitative characteristics under a critical/emancipatory perspective, given its capacity to explore both quantitative and non-quantitative elements, which are common in the highly diverse universe that characterizes schooling at the chosen stage: Stage 1. Planned, intentional, and pedagogical sending of specially produced videos via WhatsApp to promote the learning of this content. Stage 2. Expository/practical Capoeira class in the school court, specifically for creating a new way of playing, titled "Capoeira Hopscotch. "Stage 3. Creation and distribution via WhatsApp of an educational resource specially designed for this purpose (electronic and virtual board game) with the Capoeira theme. Stage 4. Final analysis of results, which occurred through verification of the execution of complementary activities proposed through the educational resource sent in the application and conducting interviews to verify student participation in practical classes. The results confirmed the initial hypothesis that the complementary use of this tool would generate a positive impact on class dynamics, which suggests we are potentially facing an interesting new tool that can be leveraged in favor of learning and creating incentives for children's movement activities. This indicates it is possible to integrate it into pedagogical practice as a means of expanding the body culture of movement and the evolution of motor, cognitive, and social development. | - |
Descrição: dc.description | 6713772350000.5398 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo WhatsApp | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | New technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application | - |
Título: dc.title | O whatsapp na educação física escolar: as implicações no ensino aprendizagem da capoeira | - |
Título: dc.title | WhatsApp in school physical education: implications for teaching and learning capoeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: