
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paula, Luciane de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rafael Junior de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:32:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:32:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311024 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311024 | - |
| Descrição: dc.description | O período crítico da pandemia, iniciada no Brasil em março de 2020, tornou-se um momento de grande confusão e desinformação para a população brasileira. A partir de discursos anticientíficos e pseudocientíficos, algumas medidas e políticas de saúde pública foram tomadas. Nesse contexto, a população, bem como as grandes empresas e a mídia, voltaram os olhos para os seus representantes. Assim, a relevância científica deste trabalho está em analisar o funcionamento dos discursos oficiais com base no item 16 do Plano de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (Brasil, 2020) - paz, justiça e instituições eficazes. Por isso, na presente tese, buscamos analisar os pronunciamentos oficiais (11 vídeos) do sujeito-presidente brasileiro acerca da educação e saúde, no período entre 2020 e 2022, na plataforma YouTube e que contêm a palavra pronunciamento no título. Detalhadamente, o objetivo é identificar, analisar e interpretar de que maneira o Governo Federal (2018-2022) valora outras instituições, bem como a população brasileira, sígnicamente, por meios de enunciados materializados verbivocovisualmente, o que constitui dizeres-fazeres de si para as instituições e de si para si, quando afirma não ter dito algo comprovadamente arquivado. Para tanto, nos ancoramos nos estudos e concepções de Bakhtin e seu Círculo, representados por: Bakhtin (1993; 2011; 2013a, 2013b; 2015b; 2016; 2018), Medviédev (2016) e Volóchinov (2017; 2019). Dessas obras, nos apropriamos dos conceitos de língua/linguagem, sentido, sujeito, enunciado e signo ideológico. A partir desses autores e visando a análise dos vídeos, nos ancoramos na perspectiva tridimensional da linguagem, tal como postula Paula (2017a, 2017b), Paula e Serni (2017), Paula e Neris (2019), Villarta-Neder (2019), Paula e Barissa (2020) e Paula e Luciano (2020a, 2020b, 2020c), e no entendimento do dizer-fazer, conforme Villarta-Neder (2018). Em virtude desse objetivo e dos conceitos teóricos selecionados, a metodologia empregada é de cunho descritivo-correlativo-interpretativo, baseada no método dialético-dialógico (Paula; Figueiredo; Paula, 2011), que faz parte do que Volóchinov intitula de método sociológico para análise sintática (Volóchinov, 2017). | - |
| Descrição: dc.description | The critical period of the pandemic, which began in Brazil in March 2020, became a time of great confusion and misinformation for the Brazilian population. Based on anti-scientific and pseudoscientific discourse, certain public health policies and measures were adopted. In this context, the population—as well as major companies and the media—turned their attention to their representatives. Thus, the scientific relevance of this study lies in analyzing the functioning of official discourses based on Item 16 of the Sustainable Development Plan in Brazil (Brasil, 2020): peace, justice, and strong institutions. Accordingly, this dissertation aims to analyze the official statements (11 videos) made by the Brazilian president on matters related to education and health, published between 2020 and 2022 on YouTube, and which contain the word “pronunciamento” (statement) in their titles. Specifically, the goal is to identify, analyze, and interpret how the Federal Government (2018–2022) evaluates other institutions, as well as the Brazilian population, semiotically, through utterances materialized verbivocovisually—comprising “sayings-doings” directed at institutions and at itself, especially when denying having said something that is verifiably documented. To this end, the study is grounded in the works and concepts of Bakhtin and his Circle, including Bakhtin (1993; 2011; 2013a; 2013b; 2015b; 2016; 2018), Medvedev (2016), and Voloshinov (2017; 2019). From these works, we draw on the concepts of language, meaning, subject, utterance, and ideological sign. Based on these authors and aiming to analyze the selected videos, we rely on the three-dimensional perspective of language as proposed by Paula (2017a, 2017b), Paula and Serni (2017), Paula and Neris (2019), Villarta-Neder (2019), Paula and Barissa (2020), and Paula and Luciano (2020a, 2020b, 2020c), as well as on the understanding of saying-doing, according to Villarta-Neder (2018). Given this objective and the selected theoretical concepts, the methodology employed is descriptive-correlative-interpretative in nature, based on the dialectical-dialogical method (Paula; Figueiredo; Paula, 2011), which is part of what Voloshinov (2017) defines as the sociological method for syntactic analysis. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Nº 88887.688840/2022-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Verbivocovisual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discurso Presidencial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Círculo de Bakhtin | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Verbivocovisuality methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Presidential Discourse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin's Circle | - |
| Título: dc.title | Por uma análise verbivocovisual de discursos oficiais do governo federal brasileiro realizados entre os anos de 2020 e 2022: uma intervenção bakhtiniana | - |
| Título: dc.title | For a verbivocovisual analysis of official speeches of the Brazilian federal government made between 2020 and 2022: a Bakhtinian intervention | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: