A temática gênero no processo de ensino-aprendizagem do esporte a partir da construção e proposição de um jornal estudantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAdass, Samira El.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311001-
Descrição: dc.descriptionO tratamento da temática gênero nas aulas de Educação Física na escola possibilitam a desnaturalização dos estereótipos, preconceitos e condutas normativas para os gêneros. Em nosso estudo permeamos essa perspectiva atrelada ao ensino do esporte. O esporte dependendo da maneira que é abordado pode ser uma prática geradora de desigualdade, para evitar isso é necessário a problematização de fatores históricos, sociais e culturais dessas desigualdades de gênero, propiciando aos/as educandos/as o entendimento do esporte como um espaço que todo/as devam estar inseridos independente do seu gênero. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a temática gênero no processo de ensino-aprendizagem do esporte a partir da construção e proposição de um jornal estudantil junto às turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa e balizando-se por uma pesquisa-intervenção, realizada nas aulas de Eletiva com a participação de 37 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. A professora de Educação Física da disciplina Eletiva foi simultaneamente a pesquisadora do estudo, sendo denominada por professora-pesquisadora. A proposição pedagógica do jornal escolar foi realizada em 12 aulas e os instrumentos de coletas utilizados foram os Diários de aula. A análise dos Diários de aula foram compilados pela Análise do Conteúdo Categorial, proposto por Bardin(2004). Os resultados evidenciaram três categorias analíticas: 1. Normalização dos papeis sociais e de gênero; 2. Preconceito e discriminação de gênero e 3. Valorização do protagonismo feminino. O entendimento da temática gênero e esporte se deu no decorrer das atividades propostas, pois por meio das discussões suscitadas os/as estudantes foram avançando no conhecimento da temática gênero. O jornal escolar sobre a temática gênero e esporte contou com a produção dos gêneros jornalísticos elencando o protagonismo feminino nos cadernos de cotidiano, cultura, economia, esporte e opinião. Sendo assim, avançamos na contribuição para o ensino do esporte e que tratar de gênero é uma das inúmeras maneiras de lutar para a mudança no quadro de violência, preconceitos e estigmatização.-
Descrição: dc.descriptionAddressing the issue of gender in Physical Education classes at school makes it possible to denaturalize stereotypes, prejudices and normative conduct for the genders. In our study, this perspective is linked to the teaching of sport. Depending on the way it is approached, sport can be a practice that generates inequality. To avoid this, it is necessary to problematize the historical, social and cultural factors of these gender inequalities, enabling students to understand sport as a space that everyone should be part of, regardless of their gender. The aim of this study was to analyze the theme of gender in the teaching-learning process of sport, based on the construction and proposal of a student newspaper for 8th and 9th grade classes. The research approach was qualitative in nature and was based on a research-intervention carried out in elective classes with the participation of 37 students from the 8th and 9th years of elementary school. The Physical Education teacher of the elective subject was also the researcher in the study and is referred to as the teacher-researcher. The pedagogical proposal of the school newspaper was carried out in 12 lessons and the collection instruments used were the lesson diaries. The analysis of the class diaries was compiled using the Categorical Content Analysis proposed by Bardin (2004). The results revealed three analytical categories: 1) Normalization of social and gender roles; 2) Gender prejudice and discrimination; and 3) Valuing female protagonism. The understanding of the theme of gender and sport came about while the proposed activities, because through the discussions raised, the students progressed in their knowledge of the theme of gender. The school newspaper about gender and sport included the production of journalistic genres featuring female protagonism in the daily life, culture, economy, sport and opinion sections. As a result, we have made progress in contributing to the teaching of sport and that dealing with gender is one of the countless ways of fighting to change the situation of violence, prejudice and stigmatization.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://orcid.org/0000-0002-2923-5677-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectProposta pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectJornal-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectNewspaper-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical proposal-
Título: dc.titleA temática gênero no processo de ensino-aprendizagem do esporte a partir da construção e proposição de um jornal estudantil-
Título: dc.titleThe theme of gender, in the teaching-learning process of the sport from the construction and proposition of a newspaper student-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.