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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Feijó, Marianne Ramos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ariane Marta de Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:09:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:09:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310944 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310944 | - |
| Descrição: dc.description | O Brasil utilizou por mais de três séculos a mão de obra escrava de negros e indígenas para produção de recursos, bens e desenvolvimento econômico. Os efeitos desse histórico são sentidos até hoje, principalmente para a população negra, que tem menos acesso à educação e trabalho, colhendo os frutos do racismo estrutural. O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento de dados sobre inclusão racial em contextos organizacionais e de preparação para o trabalho, que auxiliem na produção de futuras ações de inclusão profissional afrocentradas para profissionais pretos e pardos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizados dois estudos, sendo o primeiro um levantamento bibliográfico de artigos científicos brasileiros que abordassem as temáticas de inclusão racial, mercado de trabalho e correlatos, no período de 2013 a 2023. No segundo estudo foram convidados 11 participantes de coletivos negros, com mais de 18 anos e de ambos os sexos, para conhecer quais os benefícios foram obtidos por meio da participação nos coletivos, identificar se a inclusão nas atividades auxiliou de alguma forma o desenvolvimento do projeto de vida / trajetória profissional dos participantes, assim como elencar as temáticas de maior impacto social trabalhadas pelo grupo. Para a obtenção destes dados foi realizada a aplicação de um questionário socioeconômico e uma entrevista com roteiro semiestruturado, que foram conduzidos de forma remota, por meio de plataformas disponibilizadas pelo Google (Forms e Meet). A entrevista foi gravada para transcrição e análise posterior. Os estudos desenvolvidos demonstraram que embora o número de pesquisas tenha crescido nos últimos anos, ainda é necessário maior investimento dos pesquisadores, principalmente na área da Psicologia, que discutam ações de acolhimento e prevenção em saúde mental, e estratégias de mudança no contexto organizacional do Brasil. Sobre a participação nos coletivos / movimentos negros, observou-se que há benefícios para os participantes no processo de desenvolvimento profissional e de carreira, como acolhimento, pertencimento, letramento racial e encorajamento para enfrentar situações de racismo vivenciadas no processo de formação e contextos de trabalho. As temáticas mais citadas foram saúde mental e letramento racial, apontando para a necessidade de ações de prevenção e cuidado em saúde mental para as vítimas de racismo nos contextos de trabalho e a conscientização da população preta e parda sobre como a cor/raça podem impactar em diversos contextos de vida. | - |
| Descrição: dc.description | For more than three centuries, Brazil used the slave labor of blacks and indigenous peoples to produce resources, goods and economic development. The effects of this history are still felt today, especially among the black population, which has less access to education and employment, suffering from the consequences of structural racism. The objective of this research was to gather data on racial inclusion in organizational and workforce preparation contexts, which could assist in the creation of future Afrocentric professional inclusion actions for black and brown professionals. To develop this research, two studies were conducted: the first was a literature review of Brazilian scientific articles that addressed themes of racial inclusion, the labor market, and related topics from 2013 to 2023. The second study involved 11 participants from black collectives, over 18 years old and of both genders, to understand the benefits obtained from their participation in the collectives, to identify whether inclusion in the activities had assisted in some way in the development of their life projects/professional trajectories, as well as to list the themes with the greatest social impact worked on by the group. To obtain this data, a socioeconomic questionnaire and a semi-structured interview were conducted remotely using platforms made availabre by Google (Forms and Meet). The interview was recorded for later transcription and analysis. The studies conducted demonstrated that, although the number of research studies has grown in recent years, greater investment from researchers is still needed, especially in the field of Psychology, to discuss actions of mental health support and prevention, and strategies for change in the organizational context of Brazil. Regarding participation in black collectives/movements, it was observed that there are benefits for participants in the process of professional and career development, such as support, belonging, racial literacy, and encouragement to face situations of racism experienced during their education and work contexts. The most cited themes were mental health and racial literacy, highlighting the need for prevention and mental health care actions for victims of racism in work contexts and raising awareness among black and brown populations about how color/race can impact various life contexts. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Capes:001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coletivos negros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anti-ableism culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessible educational practice | - |
| Título: dc.title | Inclusão racial e o mundo do trabalho: perspectivas de atuação por intermédio de práticas coletivas | - |
| Título: dc.title | Racial inclusion and the working world: perspectives for action through collective practices | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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