O ensino da ligação covalente no ensino superior na perspectiva da aprendizagem: Uma proposta a partir do programa de pesquisa sobre perfil conceitual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBego, Amadeu Moura-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCasaut, Raul da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:50:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:50:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310939-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5376-2928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310939-
Descrição: dc.descriptionA ligação covalente é um conceito central na Química e também polissêmico, com significados advindos de diferentes teorias desenvolvidas ao longo da história das Ciências. No contexto de ensino-aprendizagem, a forma como essas teorias são tradicionalmente abordadas pode se constituir de uma fonte de obstáculos, sobretudo de natureza epistemológica e ontológica, a compreensão das especificidades relacionadas a elas. Como forma de modelar as diferentes formas do pensamento verbal acerca do conceito, foi proposto por Baltieri um Perfil Conceitual para a Ligação Covalente, a partir das diferentes formas de se conceber o conceito, estabilizadas por compromissos epistemológicos e ontológicos investigados em três domínios genéticos distintos. Como o próprio Baltieri aponta, a exploração do domínio microgenético foi limitada a um questionário aplicado a poucos estudantes, podendo comprometer o estabelecimento de fortes relações com os dados obtidos nos demais domínios. Com isso, a presente pesquisa foi desenvolvida a partir de dois objetivos principais: uma revisão do perfil proposto, a partir de uma investigação mais aprofundada do domínio microgenético, e análise das diferentes formas de conceber a ligação covalente em livros didáticos de Química Inorgânica no Ensino Superior, a partir do perfil conceitual da ligação covalente. Para a revisão do perfil, em um primeiro momento foi aplicado o questionário a um número consideravelmente maior de estudantes de Química do Ensino Superior, e em diferentes cursos, visando maior pluralidade de participantes. Da análise das respostas, identificou-se os compromissos epistemológicos e ontológicos que os estudantes concebem ao falar acerca da ligação covalente, e traçou-se relações com aqueles identificados nos demais domínios genéticos. Com isso, estabeleceu-se um Perfil Conceitual mais robusto e com zonas estabilizadas a partir dos diferentes domínios. Na segunda etapa da pesquisa, investigou-se como diferentes livros didáticos utilizados em cursos de Química no Ensino Superior concebem a ligação covalente em contextos de explicação e aplicação desse conceito. O Perfil Conceitual foi utilizado nessa etapa para identificar como as diferentes concepções são abordadas no livro e possíveis impactos para processos de ensino-aprendizagem relacionados com o conceito. Os livros mostraram considerar os diferentes significados e muitas de suas especificidades para aplicar em contextos, porém também foram identificados trechos com obstáculos epistemológicos e ontológicos. Da análise dos resultados, foi possível apontar potencialidades do uso do Perfil Conceitual da Ligação covalente na investigação e proposição de processos de ensino-aprendizagem mais plurais e abrangentes, que levem em conta a polissemia em torno do conceito.-
Descrição: dc.descriptionThe covalent bond is a central concept in chemistry and is also polysemous, with complementary meanings from different theories developed throughout the history of science. In the teaching-learning context, the way these theories are traditionally approached can constitute a source of obstacles, especially of an epistemological and ontological nature, to understanding the specificities related to them. As a way of modeling the different forms of verbal thinking about the concept, Baltieri (2020) proposed a Conceptual Profile for the Covalent Bond. To identify the main epistemological and ontological commitments that stabilize these different ways of conceiving the concept, three genetic domains were investigated: ontogenetic, sociocultural and microgenetic. The relationships identified and revealed in these domains, elaborated as specific areas of the profile. However, as the author himself points out, the exploration of the microgenetic domain was limited to a questionnaire administered to some students, which could compromise the establishment of strong relationships with data obtained in other domains. Therefore, the present research was developed responding to two main objectives: a review of the proposed profile, based on a more in-depth investigation in the microgenetic domain, and an exploration of the potential of this profile within the teaching-learning context. To review the profile, the questionnaire was initially applied to a much larger number of higher education chemistry students, and in different courses, investigating a greater plurality of contexts. From the analysis of the responses, the epistemological and ontological commitments that students conceive when talking about the covalent bond are agreed, and draw relationships with those identified in other genetic domains. With this, a more robust Conceptual profile was distributed with stabilized areas from different domains. In the second stage of the research, we investigated how different textbooks used in Chemistry courses in higher education conceive the covalent bond in contexts of explanation and application of this concept. The Conceptual Profile was used at this stage to identify how different concepts are addressed in the book and possible impacts on teaching-learning processes related to the concept. The books showed that they consider different meanings and many of their specificities to be applied in contexts, but sections with epistemological and ontological obstacles were also identified. From the analysis of the results, it was possible to point out the potential for using the Covalent Bond Conceptual Profile in investigating and proposing more plural and comprehensive teaching-learning processes, which take into account the polysemy surrounding the concept.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.description141091/2020-7-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLigações químicas-
Palavras-chave: dc.subjectCiência – Estudo e Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores – Formação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais – Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Título: dc.titleO ensino da ligação covalente no ensino superior na perspectiva da aprendizagem: Uma proposta a partir do programa de pesquisa sobre perfil conceitual-
Título: dc.titleThe covalent bond teaching in higher education from a learning perspective: A proposal based on the research program on conceptual profile-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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