Caminhos para uma Educação Infantil anticapacitista

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Autor(es): dc.contributorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorDippolito, Amanda Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:58:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:58:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310936-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310936-
Descrição: dc.descriptionCapacitismo é o termo utilizado para referir-se ao preconceito e à discriminação direcionados às pessoas com deficiência. Por meio de estudos que contemplam a necessidade de estabelecer práticas inclusivas desde a creche, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar um Produto Educacional que promova a inserção da cultura anticapacitista para crianças entre dois e três anos de idade. Os objetivos específicos foram: realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender o conceito de capacitismo; compreender o significado contemporâneo de infância e criança, bem como as especificidades da Educação Infantil; elaborar, com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e aplicar o Produto Educacional “O sonho de Lení”; e, analisar os dados coletados por meio da observação de filmagens, para avaliar o engajamento e a receptividade das crianças frente ao assunto abordado. Este estudo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional no Programa Docência para Educação Básica (UNESP/Bauru), vinculado ao Laboratório de Tecnologias para o Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas (LaTeDIP). A proposta consistiu no ensino da cultura anticapacitista a crianças entre dois e três anos, matriculadas na rede municipal de ensino de uma escola localizada no interior da região Centro-Oeste paulista, por meio do Produto Educacional em formato de livro infantil, denominado “O sonho de Lení”, que apresenta, de maneira lúdica, a diversidade existente entre as pessoas com deficiência. O produto foi elaborado com base nos princípios do DUA e aplicado em forma de contação de histórias no segundo semestre de 2024. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas filmagens das intervenções e protocolos de registro para observação das gravações. Os resultados obtidos indicaram a eficácia do produto para promover a percepção da diversidade humana por crianças entre dois e três anos de idade. Dessa forma, o produto foi validado tanto pelas crianças participantes quanto pelos membros do LaTeDIP, que acompanharam e apoiaram a pesquisadora durante a formatação do produto. Recomenda-se que o material seja utilizado em outros contextos educacionais, a fim de possibilitar a validação do produto em diferentes realidades e ampliar sua aplicabilidade pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionAbleism is the term used to refer to prejudice and discrimination directed at people with disabilities. Through studies that contemplate the need to establish inclusive practices from daycare onwards, this research aimed to develop and implement an Educational Product that promotes the insertion of an anti-ableist culture for children between two and three years of age. The specific objectives were: to conduct a systematic review of the literature to understand the concept of ableism; to understand the contemporary meaning of childhood and children, as well as the specificities of Early Childhood Education; to develop, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL), and to implement the Educational Product “Lení’s Dream”; and to analyze the data collected through observation of filming, to assess the children’s engagement and receptiveness to the subject addressed. This study was carried out within the scope of the Professional Master’s Degree in the Teaching Program for Basic Education (UNESP/Bauru), linked to the Laboratory of Technologies for the Development and Inclusion of People (LaTeDIP). The proposal consisted of teaching anti-ableist culture to children between two and three years old, enrolled in the municipal education network of a school located in the interior of the Central-West region of São Paulo, through the Educational Product in the format of a children's book, called “O sonho de Lení”, which presents, in a playful way, the diversity that exists among people with disabilities. The product was developed based on the principles of UDL and applied in the form of storytelling in the second half of 2024. The research adopted a qualitative approach, characterized as a case study. As a data collection instrument, footage of the interventions and recording protocols for observation of the recordings were used. The results obtained indicated the effectiveness of the product in promoting the perception of human diversity by children between two and three years old. Thus, the product was validated both by the participating children and by the members of LaTeDIP, who accompanied and supported the researcher during the formatting of the product. It is recommended that the material be used in other educational contexts, in order to enable validation of the product in different realities and expand its pedagogical applicability.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCultura anticapacitista-
Palavras-chave: dc.subjectPrática educacional acessível-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-ableism culture-
Palavras-chave: dc.subjectAccessible educational practice-
Título: dc.titleCaminhos para uma Educação Infantil anticapacitista-
Título: dc.titlePaths to an anti-capacitist Early Childhood Education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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