Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Douglas Domingues | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, João Victor Alcântara de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310905 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310905 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta um modelo de inovação tecnológica aplicável a faculdades de engenharia, com foco em startups e transferência de tecnologia. A pesquisa analisa conceitos como inovação aberta e escalas de prontidão tecnológica (TRL/MRL), destacando a importância da cooperação entre universidade e indústria. Propõe-se um processo validado, da pesquisa ao mercado, promovendo aplicação prática do conhecimento. Conclui-se que a adoção desse modelo fortalece o ecossistema de inovação, impulsiona o desenvolvimento sustentável e aproxima o ensino das demandas reais do setor produtivo. | - |
Descrição: dc.description | This work presents a technological innovation model for engineering schools, focused on startups and technology transfer. The study examines concepts such as open innovation and technology readiness levels (TRL/MRL), emphasizing the relevance of collaboration between universities and industry. A structured process is proposed to validate innovations from research to market. The study concludes that the model enhances the innovation ecosystem, fosters sustainable development, and aligns academic activities with industry demands. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prontidão tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Startups | - |
Título: dc.title | Modelo de Inovação em uma Faculdade de Engenharia | - |
Título: dc.title | Innovation Model in an Engineering College | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: