
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miarka, Roger | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Suárez, Jeimy Marcela Cortés | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:49:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:49:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310894 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310894 | - |
| Descrição: dc.description | Esta tese buscou trabalhar com potências de diferentes expressões de gênero para problematizar a Educação Matemática, deslocando-se de uma lógica baseada na falta para uma abordagem que enfatiza compromissos e tomadas de consciência. A voz assume um papel central na narrativa, emergindo da experiência coletiva da pesquisadora e dos coletivos com os quais dialoga. Nesse processo, a tese habita dinâmicas e práticas que expressam intervenções criativas, introduzindo o sensível como um conceito para e junto à Educação Matemática. Esse sensível opera como um efeito capaz de desestabilizar paradigmas, ressaltando a necessidade de assumir e atuar a partir da diversidade em sua pluralidade. Para tanto, a pesquisa foi conduzida com três coletivos da região de Rio Claro, que incorporam questões de gênero em suas pautas, enfrentando opressões e discriminações e promovendo formações próprias em suas organizações. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem cartográfica, acompanhando a atuação desses coletivos e registrando suas dinâmicas e produções discursivas. Na materialidade acadêmica, elaborou-se um texto que compõe três grupos de fragmentos – des-integra-ser – que articulam as experiências junto aos coletivos, produzindo pistas de marcas de sensibilidade ante as expressões de gênero percebidas. Em meio a esse processo, dado o destaque da oralidade nesses coletivos, produziram-se episódios de podcast refletindo sobre os modos como cada coletivo se organiza e expressa gênero. Com isso, buscamos pensar uma educação matemática desde/com/para uma perspectiva de gênero de maneira problematizada, que permita produzir outros percursos, outros mundos, e uma educação matemática ética e muito mais humanizante nos processos subjetivos do fazer sensível o conhecimento em uma sociedade hostil frente as dissidências do gênero. | - |
| Descrição: dc.description | RESUMO EM BRAILE ⠨⠗⠑⠎⠥⠍⠕ ⠑⠍ ⠃⠗⠁⠊⠇⠇⠑ ⠨⠑⠎⠞⠁ ⠞⠑⠎⠑ ⠃⠥⠎⠉⠕⠥ ⠞⠗⠁⠃⠁⠇⠓⠁⠗ ⠉⠕⠍ ⠏⠕⠞⠣⠝⠉⠊⠁⠎ ⠙⠑ ⠙⠊⠋⠑⠗⠑⠝⠞⠑⠎ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠪⠑⠎ ⠙⠑ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕ ⠏⠁⠗⠁ ⠏⠗⠕⠃⠇⠑⠍⠁⠞⠊⠵⠁⠗ ⠁ ⠨⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠨⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁⠂ ⠙⠑⠎⠇⠕⠉⠁⠝⠙⠕-⠎⠑ ⠙⠑ ⠥⠍⠁ ⠇⠬⠛⠊⠉⠁ ⠃⠁⠎⠑⠁⠙⠁ ⠝⠁ ⠋⠁⠇⠞⠁ ⠏⠁⠗⠁ ⠥⠍⠁ ⠁⠃⠕⠗⠙⠁⠛⠑⠍ ⠟⠥⠑ ⠑⠝⠋⠁⠞⠊⠵⠁ ⠉⠕⠍⠏⠗⠕⠍⠊⠎⠎⠕⠎ ⠑ ⠞⠕⠍⠁⠙⠁⠎ ⠙⠑ ⠉⠕⠝⠎⠉⠊⠣⠝⠉⠊⠁⠄ ⠨⠁ ⠧⠕⠵ ⠁⠎⠎⠥⠍⠑ ⠥⠍ ⠏⠁⠏⠑⠇ ⠉⠑⠝⠞⠗⠁⠇ ⠝⠁ ⠝⠁⠗⠗⠁⠞⠊⠧⠁⠂ ⠑⠍⠑⠗⠛⠊⠝⠙⠕ ⠙⠁ ⠑⠭⠏⠑⠗⠊⠣⠝⠉⠊⠁ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠁ ⠙⠁ ⠏⠑⠎⠟⠥⠊⠎⠁⠙⠕⠗⠁ ⠑ ⠙⠕⠎ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎ ⠉⠕⠍ ⠕⠎ ⠟⠥⠁⠊⠎ ⠙⠊⠁⠇⠕⠛⠁⠄ ⠨⠝⠑⠎⠎⠑ ⠏⠗⠕⠉⠑⠎⠎⠕⠂ ⠁ ⠞⠑⠎⠑ ⠓⠁⠃⠊⠞⠁ ⠙⠊⠝⠡⠍⠊⠉⠁⠎ ⠑ ⠏⠗⠷⠞⠊⠉⠁⠎ ⠟⠥⠑ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠁⠍ ⠊⠝⠞⠑⠗⠧⠑⠝⠯⠪⠑⠎ ⠉⠗⠊⠁⠞⠊⠧⠁⠎⠂ ⠊⠝⠞⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠝⠙⠕ ⠕ ⠎⠑⠝⠎⠌⠧⠑⠇ ⠉⠕⠍⠕ ⠥⠍ ⠉⠕⠝⠉⠑⠊⠞⠕ ⠏⠁⠗⠁ ⠑ ⠚⠥⠝⠞⠕ ⠫ ⠨⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠨⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁⠄ ⠨⠑⠎⠎⠑ ⠎⠑⠝⠎⠌⠧⠑⠇ ⠕⠏⠑⠗⠁ ⠉⠕⠍⠕ ⠥⠍ ⠑⠋⠑⠊⠞⠕ ⠉⠁⠏⠁⠵ ⠙⠑ ⠙⠑⠎⠑⠎⠞⠁⠃⠊⠇⠊⠵⠁⠗ ⠏⠁⠗⠁⠙⠊⠛⠍⠁⠎⠂ ⠗⠑⠎⠎⠁⠇⠞⠁⠝⠙⠕ ⠁ ⠝⠑⠉⠑⠎⠎⠊⠙⠁⠙⠑ ⠙⠑ ⠁⠎⠎⠥⠍⠊⠗ ⠑ ⠁⠞⠥⠁⠗ ⠁ ⠏⠁⠗⠞⠊⠗ ⠙⠁ ⠙⠊⠧⠑⠗⠎⠊⠙⠁⠙⠑ ⠑⠍ ⠎⠥⠁ ⠏⠇⠥⠗⠁⠇⠊⠙⠁⠙⠑⠄ ⠨⠝⠁ ⠍⠁⠞⠑⠗⠊⠁⠇⠊⠙⠁⠙⠑ ⠁⠉⠁⠙⠣⠍⠊⠉⠁⠂ ⠑⠇⠁⠃⠕⠗⠕⠥-⠎⠑ ⠥⠍ ⠞⠑⠭⠞⠕ ⠟⠥⠑ ⠉⠕⠍⠏⠪⠑ ⠞⠗⠣⠎ ⠛⠗⠥⠏⠕⠎ ⠙⠑ ⠋⠗⠁⠛⠍⠑⠝⠞⠕⠎ – ⠙⠑⠎-⠊⠝⠞⠑⠛⠗⠁-⠎⠑⠗ – ⠟⠥⠑ ⠁⠗⠞⠊⠉⠥⠇⠁⠍ ⠁⠎ ⠑⠭⠏⠑⠗⠊⠣⠝⠉⠊⠁⠎ ⠚⠥⠝⠞⠕ ⠁⠕⠎ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎⠂ ⠏⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠝⠙⠕ ⠏⠊⠎⠞⠁⠎ ⠙⠑ ⠍⠁⠗⠉⠁⠎ ⠙⠑ ⠎⠑⠝⠎⠊⠃⠊⠇⠊⠙⠁⠙⠑ ⠁⠝⠞⠑ ⠁⠎ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠪⠑⠎ ⠙⠑ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕ ⠏⠑⠗⠉⠑⠃⠊⠙⠁⠎⠄ ⠨⠑⠍ ⠍⠑⠊⠕ ⠁ ⠑⠎⠎⠑ ⠏⠗⠕⠉⠑⠎⠎⠕⠂ ⠙⠁⠙⠕ ⠕ ⠙⠑⠎⠞⠁⠟⠥⠑ ⠙⠁ ⠕⠗⠁⠇⠊⠙⠁⠙⠑ ⠝⠑⠎⠎⠑⠎ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎⠂ ⠏⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠗⠁⠍-⠎⠑ ⠑⠏⠊⠎⠬⠙⠊⠕⠎ ⠙⠑ ⠏⠕⠙⠉⠁⠎⠞ ⠗⠑⠋⠇⠑⠞⠊⠝⠙⠕ ⠎⠕⠃⠗⠑ ⠕⠎ ⠍⠕⠙⠕⠎ ⠉⠕⠍⠕ ⠉⠁⠙⠁ ⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕ ⠎⠑ ⠕⠗⠛⠁⠝⠊⠵⠁ ⠑ ⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠁ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕⠄ ⠨⠉⠕⠍ ⠊⠎⠎⠕⠂ ⠃⠥⠎⠉⠁⠍⠕⠎ ⠏⠑⠝⠎⠁⠗ ⠥⠍⠁ ⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁ ⠙⠑⠎⠙⠑⠲⠉⠕⠍⠲⠏⠁⠗⠁ ⠥⠍⠁ ⠏⠑⠗⠎⠏⠑⠉⠞⠊⠧⠁ ⠙⠑ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕ ⠙⠑ ⠍⠁⠝⠑⠊⠗⠁ ⠏⠗⠕⠃⠇⠑⠍⠁⠞⠊⠵⠁⠙⠁⠂ ⠟⠥⠑ ⠏⠑⠗⠍⠊⠞⠁ ⠏⠗⠕⠙⠥⠵⠊⠗ ⠕⠥⠞⠗⠕⠎ ⠏⠑⠗⠉⠥⠗⠎⠕⠎⠂ ⠕⠥⠞⠗⠕⠎ ⠍⠥⠝⠙⠕⠎⠂ ⠑ ⠥⠍⠁ ⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁ ⠿⠞⠊⠉⠁ ⠑ ⠍⠥⠊⠞⠕ ⠍⠁⠊⠎ ⠓⠥⠍⠁⠝⠊⠵⠁⠝⠞⠑ ⠝⠕⠎ ⠏⠗⠕⠉⠑⠎⠎⠕⠎ ⠎⠥⠃⠚⠑⠞⠊⠧⠕⠎ ⠙⠕ ⠋⠁⠵⠑⠗ ⠎⠑⠝⠎⠌⠧⠑⠇ ⠕ ⠉⠕⠝⠓⠑⠉⠊⠍⠑⠝⠞⠕ ⠑⠍ ⠥⠍⠁ ⠎⠕⠉⠊⠑⠙⠁⠙⠑ ⠓⠕⠎⠞⠊⠇ ⠋⠗⠑⠝⠞⠑ ⠁⠎ ⠙⠊⠎⠎⠊⠙⠣⠝⠉⠊⠁⠎ ⠙⠕ ⠛⠣⠝⠑⠗⠕⠄ ⠨⠏⠁⠇⠁⠧⠗⠁⠎ ⠉⠓⠁⠧⠑⠎ ⠨⠉⠕⠇⠑⠞⠊⠧⠕⠎⠄ ⠨⠎⠑⠝⠎⠊⠃⠊⠇⠊⠙⠁⠙⠑⠄ ⠨⠑⠭⠏⠗⠑⠎⠎⠪⠑⠎ ⠙⠑ ⠨⠛⠣⠝⠑⠗⠕⠄ ⠨⠏⠗⠑⠉⠕⠝⠉⠑⠊⠞⠕⠄ ⠨⠗⠁⠉⠊⠎⠍⠕⠄ ⠨⠑⠙⠥⠉⠁⠯⠜⠕ ⠨⠍⠁⠞⠑⠍⠷⠞⠊⠉⠁⠄ ⠨⠉⠁⠗⠞⠕⠛⠗⠁⠋⠊⠁⠄ ⠑⠙⠥⠉⠁⠉⠊⠕⠝⠁⠊⠎ | - |
| Descrição: dc.description | Esta tesis buscó trabajar con las potencias de diferentes expresiones de género para problematizar la Educación Matemática, desplazándose de una lógica basada en la carencia hacia un enfoque que enfatiza compromisos y toma de conciencia. La voz asume un papel central en la narrativa, emergiendo de la experiencia colectiva de la investigadora y de los colectivos con los que dialoga. En este proceso, la tesis habita dinámicas y prácticas que expresan intervenciones creativas, introduciendo lo sensible como un concepto para y junto a la Educación Matemática. Este elemento sensible opera como un efecto capaz de desestabilizar paradigmas, resaltando la necesidad de asumir y actuar desde la diversidad en su pluralidad. Para ello, la investigación se llevó a cabo con tres colectivos de la región de Río Claro que incorporan cuestiones de género en sus agendas, enfrentando opresiones y discriminaciones y promoviendo sus propias formaciones en sus organizaciones. Metodológicamente, se adoptó un enfoque cartográfico, acompañando la actuación de estos colectivos y registrando sus dinámicas y producciones discursivas. En la materialidad académica, se elaboró un texto compuesto por tres grupos de fragmentos – des-integra-ser – que articulan las experiencias junto a los colectivos, produciendo pistas sobre marcas de sensibilidad ante las expresiones de género percibidas. En medio de este proceso, dado el protagonismo de la oralidad en estos colectivos, se produjeron episodios de pódcast que reflexionan sobre las formas en que cada colectivo se organiza y expresa el género. Con ello, buscamos pensar una Educación Matemática desde/con/para una perspectiva de género problematizada, que permita la producción de otros recorridos, otros mundos y una educación matemática ética y mucho más humanizante en los procesos subjetivos de hacer sensible el conocimiento en una sociedad hostil frente a las disidencias de género. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis aimed to explore the potential of different gender expressions to problematize Mathematics Education, shifting away from a logic based on lack toward an approach that emphasizes commitments and awareness. The voice plays a central role in the narrative, emerging from the researcher’s collective experience and the collectives with which she engages in dialogue. In this process, the thesis inhabits dynamics and practices that express creative interventions, introducing the sensitive as a concept for and within Mathematics Education. This sensitivity operates as an effect capable of destabilizing paradigms, highlighting the need to embrace and act upon diversity in its plurality. To this end, the research was conducted with three collectives in the Rio Claro region that incorporate gender issues into their agendas, confronting oppression and discrimination while promoting their own forms of education within their organizations. Methodologically, a cartographic approach was adopted, following the activities of these collectives and documenting their dynamics and discursive productions. In its academic materiality, the thesis was structured into three groups of fragments – des-integra-ser – that articulate the experiences with the collectives, producing traces of sensitivity in response to perceived gender expressions. Throughout this process, given the prominence of orality in these collectives, podcast episodes were produced to reflect on how each collective organizes itself and expresses gender. Through this approach, we seek to rethink Mathematics Education from/with/for a problematized gender perspective, one that enables the creation of alternative paths, new worlds, and a more ethical and deeply humanized Mathematics Education. In this context, making knowledge sensitive emerges as an alternative to the hostility faced by gender dissidences in society. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coletivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sensibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressões de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiplicidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compromisos educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colectivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sensibilidad | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expresiones de género | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación matemáticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Method of cartography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of difference | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Título: dc.title | Potências do encontro com coletivos sensíveis a expressões de gêneros diversos: problematizações e composições fragmentadas em nome de urgências plurais para e com a Educação Matemática | - |
| Título: dc.title | Potencialidades de encuentros con colectivos sensibles a expresiones de géneros diversos: problematizaciones y composiciones fragmentadas en nombre de urgencias plurales para y con la Educación Matemática | - |
| Título: dc.title | Potentialities of encounters with collectives sensitive to expressions of diverse genres: problematizations and fragmented compositions in the name of plural urgencies for and with Mathematics Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: