Percepções docentes sobre espiritualidade, moralidade e educação: uma abordagem interdisciplinar a partir de Kohlberg e Weber

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Alonso Bezerra de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Campus Marília - SP-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGerone, Lucas Guilherme Tetzlaff de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:17:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:17:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310892-
Descrição: dc.descriptionEsta tese investiga as relações entre espiritualidade, moralidade e educação no contexto da percepção docente. Parte-se da hipótese de que a espiritualidade — compreendida como busca de sentido, vivência ética e conexão com o outro — configura-se como um eixo estruturante da identidade docente, influenciando diretamente aspectos pessoais, o desenvolvimento moral e religioso e o ambiente educacional. A fundamentação teórica contempla contribuições da psicologia, da filosofia — com ênfase na teoria do desenvolvimento moral e religioso de Lawrence Kohlberg — e da sociologia moral e da religião de Max Weber. A pesquisa adota uma abordagem quantiqualitativa, articulando os referenciais teóricos com revisões bibliográficas e a construção, validação de conteúdo e aplicação da Escala de Espiritualidade, Moralidade e Educação (EME), instrumento inédito composto por 16 afirmações teóricas, aplicado a 68 docentes de diferentes níveis e áreas de atuação. Os resultados apontam para uma compreensão da espiritualidade desvinculada de dogmas religiosos, associada à promoção de valores como empatia, compaixão, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, embora também se manifeste por meio da religiosidade. No campo educacional, observa-se que a maioria dos participantes reconhece a espiritualidade como parte constitutiva da natureza humana e como dimensão legítima e relevante na formação dos sujeitos. Os docentes relacionam, ainda, a espiritualidade à construção da autonomia moral, à mediação de conflitos e à promoção de ambientes educacionais mais humanizados e sensíveis à condição humana. A análise dos dados revela um perfil majoritariamente composto por mulheres com elevada formação acadêmica e ampla experiência profissional. A diversidade espiritual da amostra — que inclui católicos, evangélicos, espíritas, agnósticos, ateus e espiritualistas — evidencia a pluralidade de sentidos atribuídos à espiritualidade e reforça a importância de compreendê-la como uma dimensão transversal da formação humana e não como prática confessional. Conclui-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado: comprovando a relação entre espiritualidade, moralidade e educação. A Escala de Espiritualidade, Moralidade e Educação (EME) revela-se uma ferramenta promissora para subsidiar novas pesquisas, políticas educacionais voltadas à promoção de uma educação integral e humanizadora.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the relationships between spirituality, morality, and education in the context of teacher perception. It is based on the hypothesis that spirituality — understood as the search for meaning, ethical living, and connection with others — constitutes a structuring axis of teacher identity, directly influencing personal aspects, moral and religious development, and the educational environment. The theoretical framework includes contributions from psychology, philosophy — with an emphasis on Lawrence Kohlberg’s theory of moral and religious development — and the moral and religious sociology of Max Weber. The research adopts a quantitative-qualitative approach, articulating theoretical frameworks with literature reviews and the construction, content validation, and application of the Spirituality, Morality, and Education Scale (SME), a new instrument composed of 16 theoretical statements, applied to 68 teachers from different levels and areas of practice. The results point to an understanding of spirituality detached from religious dogmas, associated with the promotion of values such as empathy, compassion, justice, solidarity, and respect for diversity, although it also manifests through religiosity. In the educational field, it is observed that most participants recognize spirituality as a constitutive part of human nature and as a legitimate and relevant dimension in the formation of individuals. Teachers also relate spirituality to the development of moral autonomy, conflict mediation, and the promotion of more humanized and sensitive educational environments. Data analysis reveals a profile mostly composed of women with high academic qualifications and extensive professional experience. The spiritual diversity of the sample — which includes Catholics, Evangelicals, Spiritists, Agnostics, Atheists, and Spiritualists — highlights the plurality of meanings attributed to spirituality and reinforces the importance of understanding it as a transversal dimension of human development, rather than as a confessional practice. It is concluded that the objective of the research was achieved: proving the relationship between spirituality, morality, and education. The Spirituality, Morality, and Education Scale (SME) proves to be a promising tool to support new research and educational policies aimed at promoting a holistic and humanizing education.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEspiritualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMoralidade-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectKohlberg, Lawrence.-
Palavras-chave: dc.subjectWeber, Max-
Palavras-chave: dc.subjectSpirituality-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titlePercepções docentes sobre espiritualidade, moralidade e educação: uma abordagem interdisciplinar a partir de Kohlberg e Weber-
Título: dc.titleTeachers' perceptions of spirituality, morality, and education: an interdisciplinary approach based on Kohlberg and Weber-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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