A área de pesquisa em educação matemática no Brasil a partir de alguns elementos de sua constituição

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Leandro Londero da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlves, Carlos Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:42:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:42:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310889-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/1600287587183673-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-7636-9195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310889-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa doutoral relatada neste trabalho foi desenvolvida no período de 2021 a 2025, estruturada no formato multipaper e objetivou realizar um mapeamento da área de pesquisa em Educação Matemática no Brasil, no lapso temporal de 2021-2023, a partir da sua produção científica de dissertação/tese no formato multipaper, bolsistas PQ, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. Buscamos dialogar em torno da seguinte interrogação de pesquisa: como está constituída a área de pesquisa em Educação Matemática no Brasil, no lapso temporal de 2021-2023, tomando como referencial de análise a produção científica de dissertação/tese no formato multipaper, bolsistas PQ, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação? Os principais teóricos que orientaram e fundamentaram nossa trajetória investigativa vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, Educação e Ensino/Educação de/em Ciências, que dentre outras coisas, nos permitiram compreender a formação e o desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil, o que é pesquisa(r) em Educação Matemática e a estrutura morfológica de uma área de conhecimento no universo da ciência. O delineamento metodológico se deu genericamente pela pesquisa descritiva de mapeamento, análise de conteúdo e metassíntese qualitativa, tendo cada paper seu objetivo, questão de pesquisa e metodologia específica, mas respeitando a pesquisa em sua totalidade. Os principais bancos de dados consultados para a formação dos corpus investigativos da pesquisa foram a/o: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – bolsas em curso; Currículo Lattes; Google acadêmico; Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e a Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho está organizado em três Seções, sendo a Seção 1 composta por um capítulo de apresentação genérica da pesquisa; a Seção 2 por oito papers, onde apresentamos no primeiro um panorama da produção científica brasileira no formato multipaper de dissertação/tese com base em 49 trabalhos (30 dissertações; 19 teses); nos segundo e terceiro, analisamos o perfil e a produção acadêmico-científica de 37 pesquisadores bolsistas PQ do CNPq; no quarto analisamos 25 trabalhos (2 dissertações; 1 tese; 1 trabalho final de curso; 1 capítulo de livro; 3 trabalhos publicados em atas de eventos científicos e 17 artigos publicados em periódicos) sobre grupos de pesquisa tomados como objeto de estudo; nos quinto e sexto, analisamos 569 grupos de pesquisa cadastrados no DGP do CNPq; nos sétimo e oito, apresentamos uma caracterização de 70 programas de pós-graduação acadêmicos alocados na área de Ensino da CAPES; finalmente, na Seção 3, trazemos no capítulo décimo uma metassíntese qualitativa com teor conclusivo da pesquisa com base nos achados dos oito papers envolvendo as temáticas investigadas. Os oito papers e a metassíntese incluem indicadores numéricos, espaciais, institucionais e de produção científica que ajudam a compreender como está constituída a área de pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Dentre as principais conclusões, pontuamos que essa área de pesquisa está presente em praticamente todas as regiões e tipos de Instituições de Ensino Superior do Brasil, com polarização nas regiões Sudeste, Sul, Universidades Públicas Federais e Estaduais; enuncia desafios assimétricos (intra)regionais e institucionais, a presença e o enfrentamento de efeitos científicos como os Mateus e tesoura; tem ampliado sua representação institucional nos últimos vintes anos, apoiada, por exemplo, pela expansão de grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, bolsistas PQ e a emergência do formato multipaper de dissertação/tese; está institucionalmente posicionada de forma plural, conflituosa e, por vezes, invisível, nos diferentes órgãos de agências de fomento à pesquisa e no âmbito de seus elementos constitutivos investigados; tem reafirmado suas bases conceituais nas áreas da Educação e Matemática, seu caráter multi/interdisciplinar, sua aproximação institucional com a área de Ensino/Educação em Ciências, a formação e atuação eclética de pesquisadores interessados/envolvidos na sua produção científica e um espectro amplo de temáticas investigativas, com maior interesse para “Formação de Professores”, “Ensino e Aprendizagem” e “Tecnologias Digitais”. Nossos achados e conclusões desvelam uma agenda investigativa que possa favorecer a ampla caracterização da área de pesquisa em Educação Matemática no Brasil sob a tese de que seus processos constitucionais, no aqui [espaço] e agora [tempo], também podem ser desinvisibilidados pela pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionLa investigación doctoral relatada en este trabajo se desarrolló en el período de 2021 a 2025, estructurada en el formato multipaper y tuvo como objetivo mapear el área de investigación en Educación Matemática en Brasil, en el período temporal 2021-2023, con base en su producción científica de disertaciones/tesis en el formato multipaper, becarios PQ, grupos de investigación y programas de posgrado. Buscamos discutir la siguiente pregunta de investigación: ¿cómo se constituye el área de investigación en Educación Matemática en Brasil, en el período temporal 2021-2023, tomando como referencia de análisis la producción científica de disertaciones/tesis en formato multipaper, becarios PQ, grupos de investigación y programas de posgrado?. El marco teórico se basa en la literatura específica de Educación Matemática, Educación y Enseñanza/Educación en Ciencias, lo que permitió comprender la formación y el desarrollo de la Educación Matemática en Brasil, la naturaleza de la investigación en este campo y la estructura morfológica de un área del conocimiento dentro del universo de la ciencia. La metodología combinó investigación descriptiva de mapeo, análisis de contenido y metasíntesis cualitativa, con cada artículo teniendo sus propios objetivos, preguntas de investigación y métodos, manteniendo la coherencia con el estudio en su conjunto. Las principales bases de datos consultadas fueron la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq) – becas en curso, el Currículo Lattes, Google Académico, el Directorio de Grupos de Investigación (DGP) del CNPq y la Plataforma Sucupira de CAPES. La investigación está estructurada en tres secciones: la Sección 1 presenta una introducción general; la Sección 2 consta de ocho artículos que analizan la producción científica en formato multipaper, los perfiles y la producción de 37 becarios PQ, 25 estudios sobre grupos de investigación, 569 grupos de investigación registrados en el DGP del CNPq y 70 programas de posgrado en el área de Enseñanza de CAPES; y la Sección 3 presenta una metasíntesis cualitativa con reflexiones concluyentes a partir de los ocho artículos. Los resultados indican que la investigación en Educación Matemática está presente en casi todas las regiones e instituciones de educación superior de Brasil, con una mayor concentración en el Sureste y el Sur, especialmente en Universidades Públicas Federales y Estatales. El estudio destaca desafíos regionales e institucionales asimétricos, la presencia de efectos científicos como el efecto Mateo y el efecto tijera, y el crecimiento de la representación institucional del campo en las últimas dos décadas, impulsado por la expansión de los grupos de investigación, los programas de posgrado, los becarios PQ y el formato multipaper. El campo presenta una posición institucional diversa, a veces conflictiva y en ocasiones invisible dentro de las agencias de financiamiento de la investigación y sus elementos constitutivos. Reafirma sus bases conceptuales en las áreas de Educación y Matemáticas, su carácter interdisciplinario, su conexión institucional con la Enseñanza/Educación en Ciencias y la diversidad de formación y perfiles académicos de los investigadores. Los temas de investigación más destacados son "Formación de Profesores", "Enseñanza y Aprendizaje" y "Tecnologías Digitales". Las conclusiones del estudio delinean una agenda de investigación para una caracterización más amplia del campo de la Educación Matemática en Brasil, sustentando la tesis de que sus procesos de constitución, tanto en el espacio como en el tiempo, también pueden ser visibilizados a través de la investigación.-
Descrição: dc.descriptionThe doctoral research reported in this work was developed from 2021 to 2025, structured in the multipaper format and aimed to map the research area in Mathematics Education in Brazil, in the time period 2021-2023, based on its scientific production of dissertations/theses in the multipaper format, PQ scholarship holders, research groups and postgraduate programs. We seek to dialogue around the following research question: how is the research area in Mathematics Education in Brazil constituted, in the time period 2021-2023, taking as a reference for analysis the scientific production of dissertations/theses in the multipaper format, PQ scholarship holders, research groups and postgraduate programs?. The theoretical foundation is based on literature specific to Mathematics Education, Education, and Science Teaching/Education, which provided insights into the formation and development of Mathematics Education in Brazil, the nature of research in this field, and the morphological structure of a knowledge area within science. The methodology combined descriptive mapping research, content analysis, and qualitative metasynthesis, with each paper having its own objectives, research questions, and methods while maintaining coherence with the study as a whole. The main databases consulted were the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) – ongoing scholarships, Lattes Curriculum, Google Scholar, the CNPq Research Groups Directory (DGP), and the Sucupira Platform from CAPES. The research is structured into three sections: Section 1 presents a general introduction; Section 2 consists of eight papers that analyze scientific production in the multipaper format, profiles and outputs of 37 PQ scholarship holders, 25 studies on research groups, 569 research groups registered in the CNPq’s DGP, and 70 graduate programs in the Teaching area of CAPES; and Section 3 presents a qualitative metasynthesis with conclusive insights from the eight papers. The findings indicate that Mathematics Education research is present across nearly all regions and higher education institutions in Brazil, with a concentration in the Southeast and South, particularly in Federal and State Public Universities. The study highlights asymmetric regional and institutional challenges, the presence of scientific effects such as the Matthew and Scissors effects, and the growing institutional representation of the field in the past two decades, supported by the expansion of research groups, graduate programs, PQ scholarship holders, and the multipaper format. The field is institutionally diverse, sometimes conflicting, and occasionally invisible within research funding agencies and its constitutive elements. It reaffirms its conceptual foundations in Education and Mathematics, its interdisciplinary nature, its institutional connection to Science Teaching/Education, and the diverse training and academic profiles of researchers. The most prominent research themes are "Teacher Education," "Teaching and Learning," and "Digital Technologies". The study’s conclusions outline a research agenda for a broader characterization of the Mathematics Education field in Brazil, supporting the thesis that its constitutional processes, in both space and time, can also be made visible through research.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectBolsistas PQ-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Pós-Graduação-
Palavras-chave: dc.subjectFormato multipaper-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectPQ scholarship holders-
Palavras-chave: dc.subjectResearch groups-
Palavras-chave: dc.subjectGraduate programs-
Palavras-chave: dc.subjectMultipaper format-
Palavras-chave: dc.subjectMapping-
Título: dc.titleA área de pesquisa em educação matemática no Brasil a partir de alguns elementos de sua constituição-
Título: dc.titleEl área de investigación en educación matemática en Brasil a partir de algunos elementos de su constitución-
Título: dc.titleThe area of ​​research in mathematics education in Brazil based on some elements of its constitution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.