Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pagni, Pedro Angelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Aguinaldo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:49:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:49:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310809 | - |
Descrição: dc.description | A tese "Livros ata dos alunos na escola: teatralização do poder disciplinar e estratégias da sociedade do controle" investiga como os registros escolares operam como tecnologia dos dispositivos de vigilância e normatização. A pesquisa analisa os Livros Ata de Alunos no contexto da escola pública, explorando sua função na construção da subjetividade dos estudantes. Com base nos conceitos de poder e resistência de Michel Foucault, o estudo utiliza uma abordagem qualitativa e de análise documental para examinar as estratégias disciplinares, ou teatralização do poder presentes nos registros das ocorrências. Além dos livros de ata, são consideradas a arquitetura escolar e discursos institucionais, que reforçam normas de comportamento. Os resultados indicam que os registros não apenas documentam condutas, mas atuam como tecnologia de registro para controle, regulando práticas e reforçando normas sociais. No entanto, as análises dos registros das atas também revelam formas de resistência dos alunos, demonstrando a complexidade das relações de poder na escola. A pesquisa conclui que a escola funciona como um espaço de teatralização do poder disciplinar, onde tecnologias de registro, como as atas e dispositivos de controle moldam as subjetividades dos alunos. Apesar das rígidas estruturas de vigilância, há brechas para contestação, evidenciando que os sujeitos não são meros receptores do poder, mas agentes em sua própria experiência social. | - |
Descrição: dc.description | The thesis "Students’ Meeting Minutes in School: Theatricalization of Disciplinary Power and Strategies of the Control Society" investigates how school records operate as a technology within surveillance and normalization devices. The research analyzes the Students’ Meeting Minutes in the context of public schools, exploring their role in shaping students’ subjectivity. Based on Michel Foucault’s concepts of power and resistance, the study employs a qualitative approach and documentary analysis to examine disciplinary strategies, or the theatricalization of power present in occurrence records. In addition to the meeting minutes, school architecture and institutional discourses are considered, reinforcing behavioral norms. The results indicate that records not only document conduct but also function as a registration technology for control, regulating practices and reinforcing social norms. However, the analysis of meeting minutes also reveals forms of student resistance, highlighting the complexity of power relations within the school. The research concludes that schools serve as spaces for the theatricalization of disciplinary power, where registration technologies, such as meeting minutes and control devices, shape students’ subjectivities. Despite rigid surveillance structures, there are openings for contestation, demonstrating that individuals are not merely passive recipients of power but agents in their own social experience. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatralização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro ata | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de registro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Livros ata dos alunos na escola: teatralização do poder disciplinar e estratégias da sociedade do controle | - |
Título: dc.title | Students meeting minutes in school: theatricalization of disciplinary power and strategies of the control society | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: