O Diretor de escola em sua dimensão pedagógica: Temas Transversais num sistema escolar de abordagem histórico-crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBizelli, José Luís-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlcalde, Danielle Twerznik-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:27:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:27:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310780-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-6470-5953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310780-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisou as percepções dos Diretores de Escolas de Ensino Fundamental municipal, em uma cidade do centro-oeste paulista, em sua dimensão pedagógica nos Temas Transversais. O objetivo geral foi observar a atuação do diretor no processo pedagógico da escola promovendo a interação entre a Pedagogia Histórico-Crítica, que consta em seu Currículo Comum (2016;2022) e os Temas Transversais (Conteúdos Interdisciplinares). Os objetivos específicos determinados foram: Identificar onde e quando o Diretor promove/lida com os Temas Transversais e se utilizam a abordagem Histórico-Crítica nessa atuação. O método de pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa, por meio de instrumento para coleta de dados elaborado com referencial teórico oficial, em formato questionário autoaplicável, com questões fechadas e abertas sobre o Diretor, sua escola e suas percepções sobre sua atuação. A pesquisa identificou que, embora o sistema de ensino municipal adote a Pedagogia Histórico-Crítica e os Temas Transversais em seu currículo, a implementação prática enfrenta desafios. Os diretores reconhecem a importância desses temas (sexualidade/gênero, questões raciais, educação ambiental crítica e valores para liberdade), mas sua abordagem é fragmentada, associada a disciplinas ou projetos pontuais, sem integração contínua o que desfavorece a abordagem histórico-critica. Para além, fatores como sobrecarga administrativa, falta de formação específica, postura de neutralidade em temas polêmicos (ex.: política) e ausência de suporte institucional da Secretaria de Educação Municipal, limitam a atuação pedagógica crítica dos diretores. Conclui-se que são necessárias formação continuada, estudo em gestão democrática e respaldo político-jurídico para efetivar a PHC e legitimar uma Educação transformadora.-
Descrição: dc.descriptionThis study examined the perceptions of elementary school principals in a municipal school system in a city in the midwestern region of São Paulo state, focusing on their pedagogical approach to Transversal Themes. The main objective was to observe how principals engage in the school's pedagogical process by fostering interaction between Historical-Critical Pedagogy - as outlined in their Common Curriculum (2016; 2022) - and Transversal Themes (interdisciplinary content). The specific objectives were to identify where and when principals address Transversal Themes in their work, and whether they employ the Historical-Critical approach in this practice. The research method adopted a quantitative-qualitative approach, using a self-administered questionnaire instrument developed with official theoretical references, containing both closed and open-ended questions about the principal, their school, and their perceptions of their own practice. The research found that although the municipal education system adopts Historical-Critical Pedagogy (HCP) and Transversal Themes in its curriculum, practical implementation faces challenges. Principals recognize the importance of these themes (gender/sexuality, racial issues, critical environmental education, and values for freedom), but their approach is fragmented, limited to specific subjects or occasional projects without continuous integration - which undermines the historical-critical approach. Furthermore, factors such as administrative overload, lack of specific training, neutral stances on controversial topics (e.g., politics), and absence of institutional support from the Municipal Department of Education limit principals' critical pedagogical practice. The study concludes that ongoing professional development, training in democratic management, and political-legal support are necessary to effectively implement HCP and legitimize transformative education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de Escola-
Palavras-chave: dc.subjectDimensão Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTemas Transversais-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Principal-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical dimension-
Palavras-chave: dc.subjectTransversal Themes-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Critical Pedagogy-
Título: dc.titleO Diretor de escola em sua dimensão pedagógica: Temas Transversais num sistema escolar de abordagem histórico-crítica-
Título: dc.titleThe School Principal in Their Pedagogical Dimension: Transversal Themes in a School System Based on the Historical-Critical Approach-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.