A Literatura Infantojuvenil Negra-brasileira: Tendências e potencialidades para uma educação antirracista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Claudete de Sousa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorConceição, Josie Carla da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:34:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:34:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310779-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/7540072011779796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310779-
Descrição: dc.descriptionO objetivo da pesquisa foi realizar um percurso histórico sobre a literatura infanto-juvenil e as representações do negro e das relações étnico-raciais, tendo como foco a questão da representatividade. Buscou-se também refletir sobre a literatura enquanto campo de conhecimento e sua potencialidade na prática pedagógica para construção de uma educação antirracista. A pesquisa se baseia teoricamente em pesquisadores que trabalham a temática da construção da identidade e a literatura. Trata-se de uma pesquisa de característica bibliográfica (Catálogo da CAPES e repositório UNESP) com a abordagem qualitativa, envolvendo a análise de referências da literatura infantojuvenil negra no processo de construção de uma educação antirracista. Os resultados apontam para as mudanças que vêm correndo neste campo e sua colaboração para as práticas pedagógicas voltadas para a construção de uma Educação antirracista.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the research was to carry out a historical journey on children's and young people's literature and the representations of black people and ethnic-racial relations, focusing on the issue of representation.We also sought to reflect on literature as a field of knowledge and its potential in pedagogical practice for building anti-racist education. The research is theoretically based on researchers who work on the subject of identity construction and literature. This is bibliographic research with a qualitative approach, involving the analysis of references from black children's literature in the process of building anti-racist education. The results point to the changes that have been taking place in this field and their collaboration with pedagogical practices aimed at building an anti-racist Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/283956-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectNegrabrasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectAfro-Brazilian-
Palavras-chave: dc.subjectChildren and young adult-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleA Literatura Infantojuvenil Negra-brasileira: Tendências e potencialidades para uma educação antirracista-
Título: dc.titleBlack Brazilian Children's Literature: Trends and potential for anti-racist education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.