
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guedes, Alvaro Martim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Salles, Filipe Tadeu de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:02:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:02:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310777 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310777 | - |
| Descrição: dc.description | A dissertação aborda a transformação das universidades estaduais paulistas ao longo de três décadas de autonomia financeira, com foco nas áreas de inovação, expansão e inclusão. O estudo investiga como a autonomia, estabelecida pelo Decreto nº 29.598 de 1989, influenciou a gestão acadêmica e administrativa da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental, para avaliar os impactos da autonomia financeira na expansão física, na produção científica e na inclusão social dessas instituições. Os resultados indicam que a autonomia contribuiu para o fortalecimento da qualidade acadêmica e a diversificação das fontes de financiamento, embora desafios persistam em relação à sustentabilidade financeira e à necessidade de adaptações frente às flutuações econômicas. As recomendações propostas visam aprimorar a gestão universitária, garantindo que as universidades estaduais paulistas mantenham sua relevância no cenário educacional e científico, além de promover a equidade e a inclusão em suas políticas. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation addresses the transformation of São Paulo's state universities over three decades of financial autonomy, focusing on innovation, expansion, and inclusion. The study investigates how autonomy, established by Decree No. 29,598 of 1989, has influenced the academic and administrative management of the University of São Paulo (USP), the State University of Campinas (Unicamp), and the São Paulo State University (Unesp). The research employs a qualitative approach, including literature review and document analysis, to assess the impacts of financial autonomy on these institutions' physical expansion, scientific production, and social inclusion. The findings indicate that autonomy has contributed to the strengthening of academic quality and the diversification of funding sources, although challenges remain concerning financial sustainability and the need for adaptation to economic fluctuations. The proposed recommendations aim to enhance university management, ensuring that São Paulo's state universities maintain their relevance in the educational and scientific landscape while promoting equity and inclusion in their policies. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades estaduais paulistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expansão acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University autonomy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Paulo state universities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic expansion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
| Título: dc.title | Transformação das Universidades Estaduais Paulistas ao longo de três décadas de autonomia financeira: inovação, expansão e inclusão. | - |
| Título: dc.title | Transformation of the State Universities of São Paulo over three decades of financial autonomy: innovation, expansion, and inclusion. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: