Sociologia no ensino médio: o despertar da consciência crítica sobre a condição de classe por meio da Pedagogia Histórico-Crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Vitor-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMiniello, Fábio Carrero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310726-
Descrição: dc.descriptionUma das preocupações da Sociologia na Educação é o currículo da disciplina que passou por diversos momentos por causa da BNCC e do Novo Ensino Médio, somado a isso a perda da identidade do componente e do objetivo de contribuir para a formação de uma consciência reflexiva e crítica nos educandos, pensando nisso o objetivo da presente dissertação focou em pesquisar o despertar da consciência crítica sobre a condição de classe em alunos do ensino médio por meio de um objeto de aprendizagem intitulado “A trilha do trabalho” e que tem como metodologia de aplicação a pedagogia histórico-crítica (PHC). O objeto de aprendizagem junto a sequência didática tem o objetivo de despertar uma consciência crítica no jovem sobre a condição de classe e instigar uma reflexão para a transformação social, por meio das práxis da PHC. A pesquisa foi desenvolvida de março de 2023 a dezembro de 2024 e a aplicação do objeto de aprendizagem foi feita no dia 24 de setembro de 2024. São participantes da prática 24 alunos do 2o ano do ensino médio de uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. A premissa é de que baseado em Saviani (2016) e Apple (2006) e outros teóricos da educação o modelo de currículo atual apresenta uma escola com estruturas que vão ao encontro dos interesses da classe dominante onde os alunos da rede pública de ensino são formados para mão-de-obra operária visando o mercado de trabalho, para se tornarem a base da economia da sociedade. Como metodologia da pesquisa utilizou-se pesquisa quanti-qualitativa, como abordagem estudo de caso e pesquisa documental e como técnica a análise de conteúdo de Bardin (2015) e o materialismo histórico-dialético de Marx (2003). Após a aplicação do objeto de aprendizagem foi feito uma pesquisa e os resultados apontaram que o objeto de aprendizagem cumpriu integralmente sua proposta, motivando os alunos e conscientizando-os sobre a consciência de classe.-
Descrição: dc.descriptionOne of the concerns of Sociology in Education is the curriculum of the subject, which has gone through various stages, along with the loss of the component's identity and its objective of contributing to the formation of a reflective and critical consciousness in students. With this in mind, the goal of the present research focused on investigating the awakening of critical consciousness about class condition in high school students through a learning object entitled "The Work Trail," which uses the methodology of Historical-Critical Pedagogy (PHC). The learning object, together with the teaching sequence, aims to awaken critical consciousness in young people about their class condition and provoke reflection for social transformation through the practices of Historical-Critical Pedagogy (PHC). The research was carried out from March 2023 to December 2024, with the application of the learning object taking place on September 24, 2024. The practice involved 24 second-year high school students from a public school in the interior of São Paulo. The premise is that, based on Saviani (2016), Apple (2006), and other education theorists, the current curriculum model presents a school structure that aligns with the interests of the dominant class, where public school students are trained for the labor force aimed at the job market, becoming the foundation of society’s economy. The research methodology employed a quantitative-qualitative approach, with a case study and documentary research as its focus. The technique used was content analysis by Bardin (2015) and historical-dialectical materialism by Marx (2003). After the application of the learning object, a survey was conducted, and the results showed that the learning object fully achieved its purpose, motivating the students and raising their awareness of class consciousness.-
Descrição: dc.descriptionPró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP)-
Descrição: dc.descriptionPROPG No 8/2024-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência de classe-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectClass consciousness-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Título: dc.titleSociologia no ensino médio: o despertar da consciência crítica sobre a condição de classe por meio da Pedagogia Histórico-Crítica-
Título: dc.titleSociology in high school: awakening critical awareness of class condition through Historical-Critical Pedagogy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.