Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jacinto, Rogério de Castilho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Tozzi, Ticiane Cestari Fagundes | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Camila Paes Aikawa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310713 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://lattes.cnpq.br/3684586212382433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310713 | - |
Descrição: dc.description | A preocupação crescente com a sustentabilidade na esfera da saúde tem fomentado o desenvolvimento de alternativas ecologicamente conscientes, como as escovas de bambu, frente ao impacto ambiental das escovas de dentes feitas de plástico. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a percepção a respeito do descarte de escovas de dentes manuais de plástico e noções de práticas sustentáveis relacionadas ao uso de dispositivos alternativos como a escova de bambu. Para isso, foi aplicado um questionário estruturado a 120 pacientes e acompanhantes da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP). Os resultados revelaram que 67,5% dos participantes descartam imediatamente suas escovas, com 98,3% dos descartes ocorridos no lixo comum, demonstrando baixo conhecimento sobre os danos ambientais gerados por esses produtos. Além disso, nenhum entrevistado usava escovas de bambu, e cerca de 80% desconheciam sua existência. Fatores como nível de escolaridade, renda familiar e gênero tiveram influência significativa nas práticas e percepções sobre o consumo sustentável. Portanto, é possível concluir que esses resultados reforçam a necessidade de campanhas educativas que promovam a conscientização ambiental, bem como a adoção de práticas adequadas de descarte e reutilização desses materiais, contribuindo para a mitigação dos impactos ambientais associados ao uso desses produtos odontológicos. | - |
Descrição: dc.description | The growing concern for sustainability in the healthcare sector has fostered the development of eco-friendly alternatives, such as bamboo toothbrushes, in response to the environmental impact of plastic toothbrushes. Thus, this study aimed to assess perceptions regarding the disposal of manual plastic toothbrushes and sustainable practices related to the use of alternative devices like bamboo toothbrushes. A structured questionnaire was applied to 120 patients and companions at the School of Dentistry of Araçatuba (FOA-UNESP). Results showed that 67.5% of participants discard their toothbrushes immediately, with 98.3% of the disposals occurring in regular waste, demonstrating limited knowledge about the environmental damage caused by these products. Furthermore, none of the respondents used bamboo toothbrushes, and about 80% were unaware of their existence. Factors such as educational level, household income, and gender significantly influenced practices and perceptions regarding sustainable consumption. Therefore, it can be concluded that these results reinforce the need for educational campaigns to promote environmental awareness and the adoption of proper disposal and reuse practices for these materials, contributing to mitigating the environmental impacts associated with the use of these dental products. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plásticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escovas de dentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dentistry | - |
Título: dc.title | Escovas de dentes e o meio ambiente: percepções sobre sustentabilidade e alternativas sustentáveis | - |
Título: dc.title | Toothbrushes and the environment: perceptions of sustentability and responsible alternatives | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: