A formação de professores de educação básica da comunidade de países de língua portuguesa: um estudo entre Brasil e Moçambique

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Luciana Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Filosofia e Ciências de Marília - FFC/UNESP Marília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlves, Fábio Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:58:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:58:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310709-
Descrição: dc.descriptionEsta tese investiga a formação de professores da educação básica na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), focando em um estudo comparativo entre Brasil e Moçambique. Utilizando metodologia qualitativa, combinada à análise documental e metapesquisa, o estudo mapeia e analisa documentos da CPLP sobre educação e formação docente na última década (2010-2020) dentro de seu objetivo geral. Os objetivos específicos incluem o levantamento de documentos sobre formação docente em países lusófonos, a análise das diretrizes e bases da formação de professores no Brasil e Moçambique, a identificação dos órgãos reguladores das políticas de formação docente na CPLP, e a comparação das formações em ambos os países. Resultados preliminares indicam um número significativamente maior de publicações sobre formação docente no Brasil (em periódicos da Espanha, Brasil, Colômbia, Portugal e Estados Unidos) em comparação com Moçambique (com publicações em Moçambique, Espanha, Angola, Brasil e Portugal), além de discrepâncias nas categorias e campos de publicação. Espera-se que a tese contribua para o debate sobre os aspectos políticos da formação de professores de educação básica nos países da CPLP.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis investiga la formación de profesores de educación básica en la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa (CPLP), centrándose en un estudio comparativo entre Brasil y Mozambique. Utilizando una metodología cualitativa, combinada con el análisis documental y la metainvestigación, el estudio mapea y analiza los documentos de la CPLP sobre educación y formación docente en la última década (2010-2020) dentro de su objetivo general. Los objetivos específicos incluyen el relevamiento de documentos sobre la formación docente en los países de habla portuguesa, el análisis de las directrices y bases de la formación docente en Brasil y Mozambique, la identificación de los órganos reguladores de las políticas de formación docente en la CPLP y la comparación de la formación en ambos países. Los resultados preliminares indican un número significativamente mayor de publicaciones sobre formación docente en Brasil (en revistas de España, Brasil, Colombia, Portugal y Estados Unidos) en comparación con Mozambique (con publicaciones en Mozambique, España, Angola, Brasil y Portugal), además de discrepancias en las categorías y campos de publicación. Se espera que la tesis contribuya al debate sobre los aspectos políticos de la formación de docentes de educación básica en los países de la CPLP.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the training of basic education teachers in the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP), focusing on a comparative study between Brazil and Mozambique. Using qualitative methodology, combined with documentary analysis and meta-research, the study maps and analyzes CPLP documents on education and teacher training in the last decade (2010-2020) within its general objective. The specific objectives include the survey of documents on teacher training in Portuguese-speaking countries, the analysis of the guidelines and bases of teacher training in Brazil and Mozambique, the identification of the regulatory bodies of teacher training policies in the CPLP, and the comparison of training in both countries. Preliminary results indicate a significantly higher number of publications on teacher education in Brazil (in journals from Spain, Brazil, Colombia, Portugal and the United States) compared to Mozambique (with publications in Mozambique, Spain, Angola, Brazil and Portugal), in addition to discrepancies in the categories and fields of publication. It is hoped that the thesis will contribute to the debate on the political aspects of the training of basic education teachers in the CPLP countries.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores Formação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectMozambique-
Título: dc.titleA formação de professores de educação básica da comunidade de países de língua portuguesa: um estudo entre Brasil e Moçambique-
Título: dc.titleLa formación de profesores de educación básica en la comunidad de países de habla portuguesa: un estudio entre Brasil y Mozambique-
Título: dc.titleThe training of basic education teachers in the community of portuguese speaking countries: a study between Brazil and Mozambique-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.