Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Paula Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Amanda Fernandes Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:04:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:04:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310645 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310645 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga as percepções e compreensões das crianças participantes do Projeto Cidade das Crianças, idealizado por Francesco Tonucci, sobre o significado de "ser criança na cidade". A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentada na metodologia da investigação-ação, o estudo se desenvolveu por meio da gravação e análise de rodas de filosofia com crianças, utilizando a análise de conteúdo como ferramenta interpretativa. Os resultados apontam para questões centrais relacionadas à infância e ao espaço urbano, com destaque para a seguinte indagação: a escola pode ser considerada a cidade das crianças? Além disso, emergem reflexões sobre a violência de gênero, especialmente contra as meninas, e os desafios de evitar que um projeto político voltado para a infância se torne excessivamente partidário. Neste contexto, a Filosofia com Crianças e a Sociologia da Infância demonstram ser abordagens fundamentais para promover a escuta e o reconhecimento das crianças como sujeitos de pesquisa e produtoras de conhecimento. Ao dar voz às crianças e considerar suas experiências e percepções, esta tese busca contribuir para a construção de cidades verdadeiramente pensadas para e com a infância. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the perceptions and understandings of children participating in the Children’s City Project, created by Francesco Tonucci, regarding the meaning of "being a child in the city." Using a qualitative approach and grounded in action-research methodology, the study was developed through the recording and analysis of philosophy discussions with children, employing content analysis as an interpretative tool. The results point to central issues related to childhood and urban space, with a focus on the following question: can the school be considered the city of children? Furthermore, reflections on gender-based violence, especially against girls, and the challenges of preventing a political project aimed at childhood from becoming overly partisan, emerge. In this context, Philosophy with Children and the Sociology of Childhood prove to be essential approaches for promoting listening and recognizing children as research subjects and knowledge producers. By giving a voice to children and considering their experiences and perceptions, this thesis aims to contribute to the creation of cities that are truly designed for and with childhood. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia com Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade das Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy with children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children’s city | - |
Título: dc.title | Por uma cidade das crianças: filosofia, sociologia e infâncias | - |
Título: dc.title | For a city of children: philosophy, sociology, and childhoods | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: