A Educação de jovens e adultos, a Lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação étnico-racial e o ensino de sociologia: possibilidades de transformação

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Autor(es): dc.contributorSilva, Eva Aparecida da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFregolent, Luiza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:02:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:02:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310644-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/7117906946153610-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0908-1551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310644-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta pesquisa é verificar e analisar a implementação da Lei Federal 10.639/03, que determina o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em três escolas da rede estadual de Araraquara/SP. Para isso, a investigação ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no ensino médio, a partir das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Sociologia, somadas à análise do Projeto Político Pedagógico das escolas selecionadas e do Currículo Paulista para verificação do comprometimento com a efetivação da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Este trabalho é de natureza qualitativa e utiliza a história oral como recurso metodológico, para que, a partir dos relatos de professores de Sociologia, entendamos como a temática é tratada naquelas unidades escolares.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this research is to verify and analyze the implementation of Federal Law 10.639/03, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, in three state schools in Araraquara/SP, Brazil. The investigation will focus on the Youth and Adult Education modality at the high school level, analyzing pedagogical practices in the teaching of Sociology, as well as examining the Political-Pedagogical Project of the selected schools and the Paulista Curriculum to assess their commitment to the enforcement of Law 10.639/03 and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. This study adopts a qualitative approach and employs oral history as a methodological resource to understand, through the narratives of Sociology teachers, how this subject is addressed in these educational institutions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação étnico-racial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectLei Federal 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adults education-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial education-
Palavras-chave: dc.subjectFederal Law 10.639/03-
Título: dc.titleA Educação de jovens e adultos, a Lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação étnico-racial e o ensino de sociologia: possibilidades de transformação-
Título: dc.titleYouth and adult education, Law 10.639/03, the national curriculum guidelines for ethnic-racial education, and the teaching of sociology: possibilities for transformation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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