Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Natália Marinho do | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Giulia Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:12:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:12:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310602 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310602 | - |
Descrição: dc.description | Em um contexto de crescente circulação de informações nas redes sociais, a desinformação tem se consolidado como um instrumento de perpetuação de violências simbólicas e estruturais, especialmente contra as mulheres. A disseminação de conteúdos falsos ou manipulados no ambiente digital pode reforçar estigmas, deslegitimar denúncias e dificultar o acesso das vítimas a mecanismos de proteção. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar como a Ciência da Informação pode contribuir para reduzir a desinformação e a violência contra a mulher nas redes sociais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva-exploratória, e foi conduzida por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), através das bases de dados: Web of Science, Scopus e BRAPCI. A seleção dos estudos seguiu critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, com foco nos temas: violência contra a mulher, desinformação, redes sociais e Ciência da Informação. Os resultados demonstraram que a desinformação atua como uma forma de violência e, além disso, pode fragilizar o reconhecimento da violência de gênero. Verificou-se também que a Ciência da Informação possui ferramentas conceituais e metodológicas para promover a organização, a mediação crítica e o uso ético da informação, contribuindo diretamente para o enfrentamento do problema. Conclui-se que o papel da Ciência da Informação é essencial tanto na análise quanto na proposição de ações para conter os efeitos da desinformação. A pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de estudos que aprofundem essa discussão, como a aplicação netnográfica que se propõe como continuidade desta investigação. | - |
Descrição: dc.description | In a context of increasing circulation of information on social media, disinformation has become a tool for perpetuating symbolic and structural violence, especially against women. The spread of false or manipulated content in digital environments can reinforce stigmas, delegitimize reports of violence, and hinder victims' access to protection mechanisms. Faced with this scenario, this study aimed to analyze how Information Science can contribute to reducing disinformation and violence against women on social media. This is a qualitative, descriptive-exploratory research, conducted through a Systematic Literature Review using the following databases: Web of Science, Scopus, and BRAPCI. The selection of studies followed predefined inclusion and exclusion criteria, focusing on the themes of violence against women, disinformation, social media, and Information Science. The results showed that disinformation operates as a form of violence and may weaken the recognition of gender-based violence. It was also observed that Information Science offers conceptual and methodological tools capable of promoting the organization, critical mediation, and ethical use of information, contributing directly to addressing the issue. It is concluded that the role of Information Science is essential both in analyzing the problem and in proposing actions to counter the effects of disinformation. The research also points to the need for further studies to deepen this discussion, such as a netnographic application, which is proposed as a continuation of this investigation. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra as mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence against women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | A violência contra a mulher nas redes sociais no contexto da desinformação: uma perspectiva da ciência da informação | - |
Título: dc.title | Violence against women on social media in the context of disinformation: an information science perspective. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: