Deixa ecoar: corpos que denunciam o mundo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUgaya, Andresa de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGuerra, Aline Manetta Perticarati Fornazari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:04:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:04:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310526-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0009-0009-7469-079X-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310526-
Descrição: dc.descriptionEssa produção artística foi construída por uma comunidade escolar insurgente durante a práxis pedagógica experienciada nas aulas de Educação Física fundamentadas nos pressupostos teóricos freirianos e na Ginástica para Todos (GPT) e é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Ginástica para todos da escola: pressupostos teóricos freirianos para caminhos de insurgência”. Esse percurso crítico e criativo tornou-se o Trabalho Coletivo de Autoria (TCA) dos 9°s anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Plínio Ayrosa no ano de 2023. Em um momento de congraçamento, a Tarde de Gala, estudantes apresentaram construções coletivas a partir de temas geradores, em formato de coreografias de GPT que puderam ser apreciadas esteticamente por colegas da escola e por uma banca de docentes e gestores da unidade educacional que, após as apresentações, teceu comentários críticos e elogios em um momento dialógico potente. Por meio de diferentes linguagens textuais e artísticas e à partir de recortes do diário de campo da docente, do registro crítico de estudantes, transcrição das bancas de TCA, Slams declamados na Tarde de Gala e relatos pós práxis pedagógica, esse grupo dialogou com as diversas situações de opressão abordadas se posicionando como corpos conscientes que lutam bravamente em busca do ser mais. Desejo que a potência do discurso desses corpos extravase, atravesse nossas leituras de mundo e ecoe livremente por esse universo que grita por transformação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationGinástica para todos da escola: pressupostos teóricos freirianos para caminhos de insurgência-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTemas geradores-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica para todos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar-
Título: dc.titleDeixa ecoar: corpos que denunciam o mundo-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.