
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mattos, Wladimir Farto Contesini de, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Leite, Nathalia Gouveia Corrêa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:45:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:45:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310505 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://lattes.cnpq.br/4477933262960248 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310505 | - |
| Descrição: dc.description | Das práticas artísticas centradas nas experiências com o paladar à instauração do projeto LABios — Laboratório de Práticas Biopoéticas, desdobra-se um percurso de pesquisas centradas no fundamento biológico de toda ação simbólica no humano. Baseada na abordagem formativa dos corpos como processadores ambientais situados em ecologias, tal como praticada por Regina Favre a partir do trabalho desenvolvido por Stanley Keleman, dediquei-me a investigar práticas e dispositivos pedagógicos orientados à experimentação artística na infosfera. Inspirada em Ursula Le Guin, proponho uma escrita pensada à maneira de uma "sacola de estórias", que tem a eficácia de permitir dar a ver a processualidade da pesquisa em sua espessura, suas nuances superficiais e sua não linearidade. LABios instaura- se como um ambiente vincular e formativo, onde nos propomos estudar e aprender como nutrir e apoiar a emergência de novas formas de existência, sem oposição dissociativa entre vida e arte. Articulando o "Formativo by Favre" às ideias de Etienne Souriau, propõe-se um laboratório dedicado à reativação das potências formativas que impulsionam a poiesis: a produção da continuidade como uma força do vivo que se organiza em formas e estéticas de existência. No âmbito das práticas pedagógicas em Artes, pretende-se que este trabalho possa contribuir com as pesquisas relacionadas às educações somáticas aplicadas a contextos de aprendizagem, mediação e condução de processos criativos. Acima de tudo, o objetivo deste projeto é inventar antídotos para o desanestesiamento dos corpos, fabulando as "arts of re- membering": práticas para restaurar a capacidade de perceber, sentir, pensar e agir como participantes da produção de mundos, desde um campo embriogênico favorável à experimentação de novos modos de composição em sintonia com Gaia. | - |
| Descrição: dc.description | From artistic practices centered on experiences with taste to the emergence of the LABios project — Laboratory of Biopoetic Practices — unfolds a research path grounded in the biological foundation of all symbolic action in humans. Based on the formative approach to bodies as environmental processors situated within ecologies, as practiced by Regina Favre following the work of Stanley Keleman, I have investigated pedagogical practices and devices oriented toward artistic experimentation within the infosphere. Inspired by Ursula K. Le Guin, I propose a mode of writing akin to a “carrier bag of stories,” capable of rendering visible the processual nature of research in its thickness, surface nuances, and nonlinearity. LABios is established as a formative and relational environment in which we commit to studying and learning how to nourish and support the emergence of new forms of existence, without dissociative opposition between life and art. By articulating "Formativo by Favre" with the ideas of Étienne Souriau, this laboratory is dedicated to reactivating the formative forces that drive poiesis: the production of continuity as a force of the living, organizing itself into forms and aesthetics of existence. In the context of pedagogical practices in the Arts, this work aims to contribute to research on somatic education applied to learning, mediation, and creative process facilitation. Above all, the objective of this project is to invent antidotes to the anesthetization of bodies, fabulating the “arts of re-membering”: practices to restore the capacity to perceive, feel, think, and act as participants in world-making, from an embryogenic field favorable to experimenting with new modes of composition in tune with Gaia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem perceptiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Somestesia | - |
| Título: dc.title | LABios: instaurando um Laboratório de Práticas Biopoéticas para reativar as potências formativas | - |
| Título: dc.title | LABios: establishing a Biopoetic Practices Laboratory to reactivate formative potentials | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: