A formação em pedagogia na Unesp em cursos a distância: estudo de caso para a formação de professores no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Anna Augusta Sampaio de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Arlindo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:53:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:53:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310463-
Descrição: dc.descriptionAvanços significativos foram conseguidos nos últimos anos, no que tange ao acesso e à formação de professores no ensino superior no Brasil. Na formação de professores em Pedagogia, na tentativa de ampliar o acesso, melhorar a formação e corrigir distorções, grande aparato de legislação foi desenvolvido, provocando mudanças profundas. Com isso, o uso de recursos tecnológicos e da educação a distância em cursos de formação de professores em Pedagogia se tornou cada vez mais comum, oferecendo aos estudantes a possibilidade de acesso ao conhecimento em tempos e espaços diferentes dos do professor. Dados do Censo da Educação Superior de 2024 revelam que mais de 60% das matrículas em cursos de Pedagogia são em cursos a distância. Sendo essa uma realidade a ser considerada, analisar e refletir sobre a formação oferecida nesses cursos torna-se fundamental para permitir identificar, compreender e revelar caminhos para que se pense melhor o desenvolvimento de cursos na modalidade a distância. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a proposta e execução de um Curso de Graduação em Pedagogia, ofertado pela Unesp em parceria com a CAPES, no período de 2016 a 2019, de modo a se refletir sobre as práticas de formação, a organização do curso, a metodologia de ensino, entre outros aspectos e, consequentemente, a formação de professores em cursos a distância, a partir de um estudo documental. A partir de fontes documentais, foram levantados, analisados e discutidos dados relativos à organização do curso, ao perfil dos discentes concluintes, ao desempenho, à evasão e, também, à satisfação dos estudantes com o curso. Os resultados apontam como aconteceram as ações de formação no curso, os recursos, a matriz curricular, entre outros aspectos. Além disso, os dados demonstram que o perfil dos estudantes era composto, em sua maioria por adultos em torno da meia idade, 31 a 50 anos, predominantemente feminino, casada e vivendo relativamente próximo ao polo onde assistiam às aulas presenciais do curso, e, em sua grande maioria já atuando na docência na Educação Básica. O desempenho médio no curso foi de 9,1 pontos e foi considerado bastante expressivo. A taxa de evasão do curso foi baixa, 18,6%, se comparado à maioria dos cursos da modalidade a distância. No que tange à satisfação geral dos discentes com o curso, no que se refere a todos os aspectos avaliados, o indicador de pontuação ficou em média acima de 90% de satisfação com o curso, com destaque para os professores orientadores, com percentuais próximos a 95%. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontam que a organização do curso, atrelada ao perfil dos estudantes, professores em exercício, foram fundamentais nos resultados de desempenho, evasão e satisfação com o curso encontrados. As cinco categorias de resultados organizadas foram um continuum importante de dados e podem justificar o sucesso na execução da proposta do curso e, consequentemente, os dados gerados pelo estudo nos permitem apontar a realização de um curso de qualidade, desenvolvido na modalidade EaD, portanto, podemos inferir que é possível ofertar boa formação aos professores em cursos EaD. Evidencia-se que o curso tem pontos muito fortes e que a Unesp possibilitou uma estrutura importante para o desenvolvimento do curso. Destacamos ainda que o estudo abre possibilidade para novas pesquisas que podem contribuir para a área de educação a distância no intuito de trazer melhorias para a qualidade de cursos ofertados e concluímos que este curso pode ser orientador em termos de organização, desenvolvimento e práticas de formação para a construção de cursos da modalidade a distância, em especial de formação de professores.-
Descrição: dc.descriptionSignificant progress has been made in recent years in terms of access to and training of teachers in higher education in Brazil. In the attempt to expand access, improve training and correct distortions in the field of Pedagogy, a large body of legislation has been developed, bringing about profound changes. As a result, the use of technological resources and distance learning in teacher training courses in Pedagogy has become increasingly common, offering students the possibility of accessing knowledge in times and spaces different from those of the teacher. Data from the 2024 Higher Education Census reveal that more than 60% of enrollments in Pedagogy courses are in distance learning courses. Given this reality, analyzing and reflecting on the training offered in these courses becomes essential to allow us to identify, understand, and reveal ways to better think about the development of courses in the distance learning modality. In view of this, the objective of this work was to analyze the proposal and execution of an Undergraduate Course in Pedagogy, offered by Unesp in partnership with CAPES, from 2016 to 2019, in order to reflect on training practices, course organization, teaching methodology, among other aspects and, consequently, teacher training in distance learning courses, based on a documentary study. Based on documentary sources, data related to the organization of the course, the profile of the students who completed the course, performance, dropout rates, and student satisfaction with the course were collected, analyzed, and discussed. The results indicate how the training activities were carried out during the course, the resources, the curriculum, among other aspects. In addition, the data show that the profile of the students was composed, for the most part, of adults around middle age, 31 to 50 years old, predominantly female, married, and living relatively close to the center where they attended the in-person classes of the course, and the vast majority of them were already working in teaching in basic education. The average performance in the course was 9.1 points and was considered quite expressive. The dropout rate for the course was low, 18.6%, when compared to most distance learning courses. Regarding the overall satisfaction of students with the course, in relation to all aspects evaluated, the score indicator was on average above 90% of satisfaction with the course, with emphasis on the supervisors, with percentages close to 95%. The results found in this research indicate that the organization of the course, linked to the profile of students and in-service teachers, were fundamental in the results of performance, dropout and satisfaction with the course found. The five categories of results organized were an important continuum of data and can justify the success in implementing the course proposal. Consequently, the data generated by the study allow us to indicate the completion of a quality course, developed in the distance learning modality. Therefore, we can infer that it is possible to offer good training to teachers in distance learning courses. It is clear that the course has very strong points and that Unesp provided an important structure for the development of the course. We also highlight that the study opens up the possibility for new research that can contribute to the area of distance education with the aim of bringing improvements to the quality of courses offered. We conclude that this course can be a guide in terms of organization, development and training practices for the construction of distance learning courses, especially teacher training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores em Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training in pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Título: dc.titleA formação em pedagogia na Unesp em cursos a distância: estudo de caso para a formação de professores no Brasil-
Título: dc.titlePedagogy training at Unesp in distance learning courses: a case study for teacher training in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.