
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Agazzi, Anna Claudia, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lorraine Gregório de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:34:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:34:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310447 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa realizou um levantamento de peças de compositores brasileiros escritas entre os anos de 2000 e 2015, com uma ou mais técnicas estendidas e realizou a análise de cada uma das técnicas presentes nas obras selecionadas. Realizou-se uma revisão bibliográfica para a definição do termo técnicas estendidas e elaboração dos critérios para seleção das obras. A partir dos referenciais adotados, Ishii (2005) e Vaes (2009), obteve-se a definição norteadora para técnicas estendidas bem como uma lista de categorias enviada aos compositores. Após análise das composições selecionadas, evidenciou-se a necessidade de elaboração de uma nova lista de categorias, distinta da inicial e adaptada ao presente conjunto de obras, contemplando oito categorias com ao menos um exemplo de cada técnica encontrada no repertório. Ao final, criou-se uma lista com o total de 64 peças analisadas de acordo com as técnicas empregadas em cada uma. Os exemplos notacionais de cada técnica foram ilustrados e detalhados, de acordo com suas notações e classificados a partir da lista de categorias estabelecida. | - |
| Descrição: dc.description | This research surveyed pieces by Brazilian composers written between 2000 and 2015, with one or more extended techniques, and analyzed each of the techniques present in the selected works. A bibliographic review was conducted to define the term extended techniques and to develop criteria for selecting the works. Based on the adopted references, Ishii (2005) and Vaes (2009), a guiding definition for extended techniques was obtained, as well as a list of categories sent to the composers. After analyzing the selected compositions, it became clear that there was a need to develop a new list of categories, distinct from the initial one and adapted to the present set of works, including eight categories with at least one example of each technique found in the repertoire. In the end, a list was created with a total of 64 pieces analyzed according to the techniques employed in each one. The notational examples of each technique were illustrated and detailed, according to their notations and classified based on the established list of categories. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música brasileira - Séc. XXI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música para piano - Análise, apreciação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Execução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notação musical | - |
| Título: dc.title | Técnicas estendidas no repertório pianístico: uma amostragem de obras brasileiras escritas entre 2000 e 2015 | - |
| Título: dc.title | Extended techniques in the piano repertoire: a sample of Brazilian works composed between 2000 and 2015 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: