
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Xavier, Juarez Tadeu de Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Saito, Laís Tiemi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:02:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:02:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310444 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310444 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa é ao redor dos aspectos da segregação socioterritorial e como o uso de tecnologias sociais, digitais e virtuais podem marcar novas possibilidades tangíveis e intangíveis na sociedade, por meio da articulação coletiva, com objetivo de impacto na efetivação de políticas públicas e visão sobre uma reelaboração da história necessária e viável. Aborda-se referências bibliográficas sobre o histórico colonial, a territorialidade e a cidadania, a cultura, as tecnologias, a comunicação comunitária e popular. Observa-se organizações e movimentos sociais distribuídos em áreas periféricas urbanas que têm tido êxito em suas ações, como a Central Única das Favelas (Cufa), Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), projeto socioambiental periférico, ativistas e agentes culturais que envolvem em seus propósitos, as questões étnico-raciais, de gênero e de classe social. A metodologia segue com a etnografia e a autoetnografia, percorrendo os espaços convividos no exercício da observação com o fundamento de análise interseccional na cidade de Bauru-SP e São Paulo, onde estão localizadas as pessoas entrevistadas e na cidade de origem da autora, Diadema-SP, por meio da observação local e acompanhamento virtual de iniciativas socioculturais por meio da netnografia. | - |
| Descrição: dc.description | The research focuses on aspects of socio-territorial segregation and how the use of social, digital and virtual technologies can mark new tangible and intangible possibilities in society, through collective articulation, with the aim of impacting the implementation of public policies and a vision of a re-elaboration of history. Bibliographical references on colonial history, territoriality and citizenship, culture, technologies, community and popular communication are addressed. Organizations and social movements distributed in peripheral urban areas that have been successful in their actions are observed, such as the Central Única das Favelas (Cufa), Civil Society Organizations (OSCs), peripheral socio-environmental projects, activists and cultural agents that involve ethnic-racial, gender and social class issues in their purposes. The methodology follows ethnography and autoethnography, covering the spaces shared in the exercise of observation based on intersectional analysis in the city of Bauru-SP and São Paulo, where the people interviewed are located, and in the author's hometown, Diadema-SP, through local observation and virtual monitoring of sociocultural initiatives through netnography. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periferias urbanas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inequality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peripheries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community communication | - |
| Título: dc.title | Tecnologia social com a periferia no enfrentamento à desigualdade como prática política | - |
| Título: dc.title | Social technology with the periphery in tackling inequality as a political practice | - |
| Título: dc.title | La tecnología social con la periferia para abordar la desigualdad como práctica política | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: