Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faria, João Roberto Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Agustinho, Sofia Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:10:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:10:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310428 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0004-6581-6227 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310428 | - |
Descrição: dc.description | A iluminação influencia o comportamento humano em um espaço, afetando a percepção e interação com o ambiente. Apesar de estudos existentes, há aspectos ainda a serem explorados sobre essa influência. A presente pesquisa tem como objetivo a análise de como a iluminação elétrica influencia o comportamento espacial e as escolhas dos usuários de um ambiente interno existente. A metodologia utilizada é quase-experimental, aplicada a um estudo de caso na Biblioteca do campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Bauru (SP) e os dados obtidos foram coletados por aplicação de questionários, observação direta e medição in loco. Os resultados indicam que os usuários consideraram o campo visual como principal critério na escolha de uma mesa, mesmo que isso implique na ocorrência de ofuscamentos, em benefício da qualidade da vista proporcionada. Nesse contexto, valorizaram ainda mais elementos visuais agradáveis e estímulos estéticos que enriquecessem a experiência visual. | - |
Descrição: dc.description | Lighting influences human behavior in a space, affecting perception and interaction with the environment. Despite existing studies, there are still aspects to be explored about this influence. The following research aims to analyze how lighting influences the spatial behavior and choices of users of an existing indoor environment. The methodology used is quasi-experimental, exploratory and correlational, performed in a case study at the library of the Sao Paulo University State (UNESP) in Bauru (SP) and data collection was achieved through questionnaires, direct observation and on-site measurement. The results indicate that users considered the visual field as the main criterion when choosing a table, even if this implies the accurence of glare, in favor of the quality of the view provided. In this context, they valued even more pleasant visual elements and aesthetic stimuli that enriched the visual experience. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes:001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conforto visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual comfort | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library | - |
Título: dc.title | A influência da iluminação elétrica no comportamento espacial: um estudo de caso na Biblioteca UNESP Bauru (SP) | - |
Título: dc.title | The influence of electric lighting on spatial behavior: a case study at the UNESP Bauru Library | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: