Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Paula Ramos de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMaia, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:00:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:00:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310420-
Descrição: dc.descriptionA presente tese, intitulada Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola, intenciona discutir e propor, amparado pelos pressupostos da Teoria Crítica – especialmente em Theodor Adorno e Walter Benjamin – bem como pelas proposições de Jorge Larrosa, a desconstrução do conceito bullying, passando-o a chamá-lo de hostilidade social. Utilizando-nos da pesquisa-ação, em uma escola pública da cidade de Ribeirão Preto-SP, realizamos experiências filosóficas com estudantes e com professores sobre tão complexo fenômeno. Organizamos o estudo em três partes, onde apresentamos um panorama da violência escolar e do bullying em escolas brasileiras nos últimos anos, tensionamos o conceito bullying com os pressupostos teóricos, propusemos a mudança conceitual do bullying, substituindo-o pelo conceito de hostilidade social e, por fim, relatamos as experiências filosóficas realizadas com estudantes e professores.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis, entitled Bullying as social hostility: views from the philosophical experience at school, aims to discuss and propose, supported by the assumptions of Critical Theory - especially Theodor Adorno and Walter Benjamin - as well as the propositions of Jorge Larrosa, the deconstruction of the concept of bullying, renaming it social hostility. Using action research in a public school in the city of Ribeirão Preto-SP, we carried out philosophical experiments with students and teachers on this complex phenomenon. We have organized the study into three parts, where we present an overview of school violence and bullying in Brazilian schools in recent years, tension the concept of bullying with theoretical assumptions, we proposed the conceptual change of bullying, replacing it with the concept of social hostility and, finally, report on the philosophical experiences carried out with students and teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectHostilidade Social-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Theory-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Hostility-
Título: dc.titleBullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola-
Título: dc.titleBullying as social hostility: views from the philosophical experience at school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.