Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Paula Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, André Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:00:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:00:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310420 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310420 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese, intitulada Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola, intenciona discutir e propor, amparado pelos pressupostos da Teoria Crítica – especialmente em Theodor Adorno e Walter Benjamin – bem como pelas proposições de Jorge Larrosa, a desconstrução do conceito bullying, passando-o a chamá-lo de hostilidade social. Utilizando-nos da pesquisa-ação, em uma escola pública da cidade de Ribeirão Preto-SP, realizamos experiências filosóficas com estudantes e com professores sobre tão complexo fenômeno. Organizamos o estudo em três partes, onde apresentamos um panorama da violência escolar e do bullying em escolas brasileiras nos últimos anos, tensionamos o conceito bullying com os pressupostos teóricos, propusemos a mudança conceitual do bullying, substituindo-o pelo conceito de hostilidade social e, por fim, relatamos as experiências filosóficas realizadas com estudantes e professores. | - |
Descrição: dc.description | This thesis, entitled Bullying as social hostility: views from the philosophical experience at school, aims to discuss and propose, supported by the assumptions of Critical Theory - especially Theodor Adorno and Walter Benjamin - as well as the propositions of Jorge Larrosa, the deconstruction of the concept of bullying, renaming it social hostility. Using action research in a public school in the city of Ribeirão Preto-SP, we carried out philosophical experiments with students and teachers on this complex phenomenon. We have organized the study into three parts, where we present an overview of school violence and bullying in Brazilian schools in recent years, tension the concept of bullying with theoretical assumptions, we proposed the conceptual change of bullying, replacing it with the concept of social hostility and, finally, report on the philosophical experiences carried out with students and teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hostilidade Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Hostility | - |
Título: dc.title | Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola | - |
Título: dc.title | Bullying as social hostility: views from the philosophical experience at school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: