Instrumentos dialéticos para a formação de conceitos científicos: uma análise histórico-crítica do documento curricular do estado de Roraima

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Jorge Sobral da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Luana Cássia Souza Coutinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:46:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:46:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310408-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/6391830297923024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310408-
Descrição: dc.descriptionEssa tese foi idealizada e materializada partindo de questionamentos sobre as orientações do Documento Curricular de Roraima - DCR voltadas ao componente curricular Ciências do 8° ano Ensino Fundamental – Séries Finais, unidade temática Matéria e Energia, que norteiam o professor a trabalhar os conceitos de energias renováveis e não renováveis relacionando com a história energética do estado e seus impactos socioambientais. Delimitou-se nas definições de energia solar e considerou também os vários parques solares distribuídos em órgãos públicos municipais na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Pelo exposto, formulou-se como pergunta norteadora: A utilização de instrumentos dialéticos, partindo dos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, enquanto ferramentas teórico, práticas e interdisciplinares, podem contribuir na formação de professores e estudantes da educação básica no contexto de sua prática social e das questões socioambientais locais e globais? Para respondê-la, buscou-se embasamento nos referenciais teóricos do Materialismo Histórico-Dialético - MHD, da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC e da Educação Ambiental Crítica - EAC, tendo como o objetivo geral analisar as orientações curriculares do DCR, a partir da caracterização de conceitos científicos pertinentes à Educação Ambiental Crítica, relacionando-os com a problemática energética do estado de Roraima. Para chegar a esse objetivo, apresentamos uma linha do tempo para auxiliar no entendimento da relação histórica e o aumento de poder das sociedades humanas sobre a natureza desde os hominídeos até os Homo sapiens sapiens, relacionamos a história energética de Roraima aos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, buscando entender o processo vivenciado na busca de uma energia confiável e menos danosa ao ambiente e fornecer um mapa conceitual dialético e o parque solar do Teatro Municipal de Boa Vista como instrumentos dialéticos para o auxílio de professores e estudantes em suas práticas educativas buscando a qualificação da prática social global. Além a apresentação das ferramentas pedagógicas, uma análise crítica foi realizada sobre as orientações oficiais, metodológicas e pedagógicas voltadas à formação de professores indígenas e não indígenas na fase inicial e na formação continuada, partindo das referências de autores da PHC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental devido seu caráter histórico, com a verificação de literatura científica publicadas em documentos, jornais, artigos, livros, dissertações e teses digitais e físicos relacionados aos temas propostos. As dimensões Históricas, Metodológicas, Sócio Cultural, Científica-tecnológica, Conceitual, e Educação Ambiental Crítica materializadas no mapa conceitual dialético partiram da problematização: ¨Crise energética em Roraima: Único estado sem Interligação ao Sistema Nacional de Energia¨ e o parque solar idealizado como instrumento para ser utilizado na prática pedagógica, cabendo ao professor adequar a sua realidade e trabalhar possibilitando o aprofundamento na compreensão da sua prática social global. Neste movimento dialético, conclui-se que os instrumentos apresentados são importantes ferramentas pedagógicas e possuem aportes teóricos necessários para a apropriação do conteúdo e promover a Educação Ambiental Crítica qualificando a prática social de professores e estudantes, superando a forma prático utilitária indicada pelo Documento Curricular de Roraima que nega aos estudantes a posse das formas mais desenvolvidas da cultura humana, reduzindo as bases científicas e valorizando o “saber fazer”, sem se importar com a compreensão aprofundada dos conceitos que capacitam para a vida e aos professores, orientações sólidas embasadas em teorias críticas que auxiliam na construção de seus conhecimentos e nas suas práticas pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis was conceived and developed based on questions regarding the guidelines of the Roraima Curricular Document (DCR) for the 8th-grade Science subject of Elementary Education – Final Years, within the thematic unit Matter and Energy. These guidelines direct teachers to work on the concepts of renewable and non-renewable energy, relating them to the state’s energy history and its socio-environmental impacts. The study focused on the definitions of solar energy, also considering the various solar parks distributed across municipal public institutions in Boa Vista, the capital of Roraima. Based on these considerations, the guiding question was formulated: Can the use of dialectical instruments, based on the scientific concepts of renewable and non-renewable energy as theoretical, practical, and interdisciplinary tools, contribute to the training of teachers and students in basic education within the context of their social practices and local and global socio-environmental issues? To answer this question, the study relied on theoretical frameworks from Historical-Dialectical Materialism (HDM), Historical-Critical Pedagogy (HCP), and Critical Environmental Education (CEE). The general objective was to analyze the curricular guidelines of the DCR, characterizing scientific concepts relevant to Critical Environmental Education and relating them to the energy issues of Roraima.To achieve this goal, a timeline was presented to assist in understanding the historical relationship and the increasing control of human societies over nature from hominids to Homo sapiens sapiens. The study related Roraima’s energy history to the scientific concepts of renewable and non-renewable energy, seeking to understand the process of pursuing reliable and less environmentally harmful energy sources. Additionally, it provided a dialectical conceptual map and examined the solar park of the Boa Vista Municipal Theater as dialectical instruments to aid teachers and students in their educational practices, aiming to qualify global social practices. Beyond presenting pedagogical tools, a critical analysis was conducted on the official, methodological, and pedagogical guidelines for the training of both indigenous and non-indigenous teachers, focusing on their initial education and continuing professional development, based on references from HCP authors.This research is bibliographical and documentary in nature due to its historical approach, including the review of scientific literature published in documents, newspapers, articles, books, dissertations, and digital and physical theses related to the proposed themes. The historical, methodological, socio-cultural, scientific- technological, conceptual, and Critical Environmental Education dimensions materialized in the dialectical conceptual map, which emerged from the problem statement: “Energy Crisis in Roraima: The Only State Not Connected to the National Energy System.” The solar park was conceived as an instrument for pedagogical practice, allowing teachers to adapt it to their realities and deepen their understanding of global social practices. In this dialectical movement, the study concludes that the presented instruments are significant pedagogical tools, providing essential theoretical foundations for content appropriation and promoting Critical Environmental Education, thereby qualifying the social practices of teachers and students. They challenge the practical-utilitarian approach recommended by the Roraima Curricular Document, which denies students access to the most developed forms of human culture, reducing scientific foundations and prioritizing “know-how” without concern for a deep understanding of concepts that prepare individuals for life. Additionally, these instruments offer teachers solid guidance based on critical theories that support their knowledge construction and pedagogical practices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttp://orcid.org/0009-0009-3768-3195-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTerras indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectMapas conceituais dialéticos-
Palavras-chave: dc.subjectParques solares-
Palavras-chave: dc.subjectLinhão de Tucuruí-
Palavras-chave: dc.subjectLinhão de Guri-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous Lands-
Palavras-chave: dc.subjectDialectical conceptual maps-
Palavras-chave: dc.subjectSolar parks-
Palavras-chave: dc.subjectTucuruí Transmission Line-
Palavras-chave: dc.subjectGuri Transmission Line-
Título: dc.titleInstrumentos dialéticos para a formação de conceitos científicos: uma análise histórico-crítica do documento curricular do estado de Roraima-
Título: dc.titleInstruments dialectiques pour la formation de concepts scientifiques : une analyse historico-critique du document de curriculum de l'état de Roraima-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.