Implicações do desenvolvimento da consciência crítica por meio da modelagem matemática com o uso do ChatGPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorba, Marcelo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLopes, Aldo Peres Campos e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:14:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:14:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310403-
Descrição: dc.descriptionDesde suas primeiras aplicações, a inteligência artificial evoluiu rapidamente, impactando diversos campos acadêmicos. Na educação, ferramentas como o ChatGPT oferecem oportunidades para aprimorar a aprendizagem, incluindo a produção de modelos matemáticos, que podem estimular o pensamento crítico. Além disso, uma educação voltada para a formação cidadã deve promover o desenvolvimento da consciência crítica. No entanto, ainda há poucas pesquisas sobre a relação entre modelagem matemática e consciência crítica. Este estudo busca entender como essa consciência se manifesta no processo de modelagem com o ChatGPT e suas implicações para uma nova visão da matemática. A modelagem matemática, além de fortalecer o pensamento crítico, pode tornar a matemática mais atrativa e conectada ao cotidiano. Para analisar e validar os modelos gerados, propõe-se uma estrutura analítica baseada na educação matemática crítica. A expectativa é que, por meio da prática – envolvendo a criação e discussão dos modelos –, os estudantes aprimorem sua consciência crítica ao longo do processo, consolidando a modelagem matemática como uma ferramenta essencial nesse desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionSince its early applications, artificial intelligence has rapidly evolved, impacting various academic fields. In education, tools like ChatGPT offer opportunities to enhance learning, including the creation of mathematical models that can foster critical thinking. Furthermore, education aimed at forming engaged citizens should promote the development of critical consciousness. However, there is still limited research on the relationship between mathematical modeling and critical consciousness. This study seeks to understand how this awareness manifests during the modeling process with ChatGPT and its implications for a new perspective on mathematics. Mathematical modeling, in addition to strengthening critical thinking, can make mathematics more appealing and connected to everyday life. To analyze and validate the generated models, an analytical framework based on critical mathematics education is proposed. The expectation is that, through practice—involving the creation and discussion of models—students will enhance their critical awareness throughout the process, establishing mathematical modeling as an essential tool in this development.-
Descrição: dc.descriptionDesde sus primeras aplicaciones, la inteligencia artificial ha evolucionado rápidamente, impactando diversos campos académicos. En el ámbito educativo, herramientas como ChatGPT ofrecen oportunidades para mejorar el aprendizaje, incluyendo la creación de modelos matemáticos que pueden fomentar el pensamiento crítico. Además, una educación orientada a la formación ciudadana debe promover el desarrollo de la conciencia crítica. Sin embargo, todavía existen pocas investigaciones sobre la relación entre la modelación matemática y la conciencia crítica. Este estudio busca comprender cómo se manifiesta esta conciencia durante el proceso de modelación con ChatGPT y sus implicaciones para una nueva visión de las matemáticas. La modelación matemática, además de fortalecer el pensamiento crítico, puede hacer que las matemáticas sean más atractivas y conectadas con la vida cotidiana. Para analizar y validar los modelos generados, se propone un marco analítico basado en la educación matemática crítica. Se espera que, a través de la práctica —que incluye la creación y discusión de modelos—, los estudiantes desarrollen su conciencia crítica a lo largo del proceso, consolidando la modelación matemática como una herramienta esencial en este desarrollo.-
Descrição: dc.descriptionDepuis ses premières applications, l’intelligence artificielle a évolué rapidement, impactant divers domaines académiques. Dans le domaine de l’éducation, des outils comme ChatGPT offrent des opportunités pour améliorer l’apprentissage, notamment par la création de modèles mathématiques qui peuvent stimuler la pensée critique. De plus, une éducation axée sur la formation citoyenne doit favoriser le développement de la conscience critique. Cependant, les recherches sur la relation entre la modélisation mathématique et la conscience critique restent limitées. Cette étude vise à comprendre comment cette conscience se manifeste au cours du processus de modélisation avec ChatGPT et quelles en sont les implications pour une nouvelle vision des mathématiques. La modélisation mathématique, en plus de renforcer la pensée critique, peut rendre les mathématiques plus attrayantes et liées à la vie quotidienne. Pour analyser et valider les modèles générés, un cadre analytique fondé sur l’éducation mathématique critique est proposé. L’on s’attend à ce que, par la pratique — incluant la création et la discussion des modèles —, les étudiants développent leur conscience critique tout au long du processus, consolidant la modélisation mathématique comme un outil essentiel dans ce développement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectChatGPT-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência crítica-
Palavras-chave: dc.subjectCritical consciousness-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectConciencia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPensamiento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectModelación matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInteligencia artificial-
Palavras-chave: dc.subjectConscience critique-
Palavras-chave: dc.subjectPensée critique-
Palavras-chave: dc.subjectModélisation mathématique-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligence artificielle-
Título: dc.titleImplicações do desenvolvimento da consciência crítica por meio da modelagem matemática com o uso do ChatGPT-
Título: dc.titleImplications of developing critical consciousness through mathematical modeling using ChatGPT-
Título: dc.titleImplicaciones del desarrollo de la conciencia crítica a través del modelado matemático utilizando ChatGPT-
Título: dc.titleImplications du développement de la conscience critique par la modélisation mathématique utilisant ChatGPT-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.