Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borba, Marcelo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, José Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:36:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:36:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310402 | - |
Descrição: dc.description | Este relatório apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), com foco na análise do uso de vídeos curtos, no formato TikTok, no ensino de matemática. O estudo investigou os processos de aceleração do mundo contemporâneo, explorou o funcionamento da rede social TikTok e analisou conteúdos matemáticos divulgados na plataforma, utilizando a Teoria da Atividade e o construto Seres-Humanos-Com-Mídias como referenciais teóricos. A pesquisa contou com discussões aprofundadas no GPIMEM, participação em eventos acadêmicos, como o Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática e o Simpósio Internacional de Educação Matemática, além da produção de artigos científicos e um livro. Os resultados indicam que os vídeos curtos podem ser recursos pedagógicos eficazes quando inseridos de maneira planejada no ensino de matemática. O estudo destaca a relevância do GPIMEM como espaço de colaboração científica e sugere futuras investigações sobre o impacto das mídias digitais na aprendizagem matemática. | - |
Descrição: dc.description | This report presents the results of the research conducted within the Research Group on Informatics, Other Media, and Mathematics Education (GPIMEM), focusing on the analysis of the use of short videos, in the TikTok format, in mathematics education. The study investigated the acceleration processes of the contemporary world, explored the functioning of the TikTok social network, and analyzed mathematical content shared on the platform, using Activity Theory and the Humans-With-Media construct as theoretical references. The research included in-depth discussions at GPIMEM, participation in academic events such as the Digital Video and Mathematics Education Festival and the International Symposium on Mathematics Education, as well as the production of scientific articles and a book. The results indicate that short videos can be effective pedagogical resources when strategically integrated into mathematics teaching. The study highlights GPIMEM’s relevance as a space for scientific collaboration and suggests future investigations into the impact of digital media on mathematics learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seres-humanos-com-mídias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos curtos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humans-with-media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Short videos | - |
Título: dc.title | Vídeos curtos e seres-humanos-com-midias sob a perspectiva da teoria da atividade | - |
Título: dc.title | Short videos and humans-with-media from the perspective of activity theory | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: