Sistematização do jogo de damas digital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Denise Ivana de Paula-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFumagalli, Thomas Willian Galgarotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:27:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:27:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310385-
Descrição: dc.descriptionO presente objecto educacional tem por objectivo oferecer um planejamento para as aulas de Educação Física, a fim de oportunizar a introdução dos alunos no jogo de damas digital. A plataforma a ser utilizada será a Lidraughts, por ser um software gratuito e de fácil operacionalização. Por meio do jogo de damas online, espera-se desenvolver habilidades cognitivas importantes na resolução de problemas e no desenvolvimento da aprendizagem. Além das actividades digitais, o presente objecto oferece actividades corporais. A introdução de actividades corporais no conjunto das actividades digitais, contribui para o desenvolvimento das actividades cognitivas e o êxito no desempenho das práticas corporais. Na esteira da cultura corporal, os jogos digitais permitem uma maior interação entre os alunos e a emergência de valores socioemocionais imprescindíveis a uma educação integral e construção da cidadania. Este objecto educacional detalha uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental, numa escola pública do município de Araras - SP, utilizando jogos e dinâmicas interativas, para promover o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Currículo Paulista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, esperamos que este documento auxilie os professores a planejar aulas mais dinâmicas, valorizando a ludicidade, com foco em actividades inclusivas que desenvolvam aspectos cognitivos, metacognitivos, socioemocionais e corporais dos alunos, de modo a aprimorar a aprendizagem e torná-la significativa.-
Descrição: dc.descriptionThis educational object aims to provide a plan for Physical Education classes, in order to provide an opportunity for students to be introduced to the digital game of checkers. The platform to be used will be Lidraughts, as it is a free and easy-to-use software. Through the online game of checkers, it is expected to develop important cognitive skills in problem-solving and in the development of learning. In addition to digital activities, this object offers physical activities. The introduction of physical activities in the set of digital activities contributes to the development of cognitive activities and success in the performance of physical practices. In the wake of physical culture, digital games allow for greater interaction between students and the emergence of socio-emotional values ​​that are essential for a comprehensive education and the construction of citizenship. This educational object details a didactic sequence for the 5th year of elementary school, in a public school in the city of Araras - SP, using games and interactive dynamics, to promote the development of skills and abilities provided for in the São Paulo Curriculum and the National Common Curricular Base (BNCC). With this, we hope that this document will help teachers to plan more dynamic classes, valuing playfulness, with a focus on inclusive activities that develop cognitive, metacognitive, socio-emotional and physical aspects of students, in order to improve learning and make it meaningful.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/310384-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCultura corporal do movimento-
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectCultura digital-
Palavras-chave: dc.subjectBody culture in movement-
Palavras-chave: dc.subjectDigital games-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectDigital culture-
Título: dc.titleSistematização do jogo de damas digital-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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