Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Denise Ivana de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fumagalli, Thomas Willian Galgarotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:27:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:27:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310385 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310385 | - |
Descrição: dc.description | O presente objecto educacional tem por objectivo oferecer um planejamento para as aulas de Educação Física, a fim de oportunizar a introdução dos alunos no jogo de damas digital. A plataforma a ser utilizada será a Lidraughts, por ser um software gratuito e de fácil operacionalização. Por meio do jogo de damas online, espera-se desenvolver habilidades cognitivas importantes na resolução de problemas e no desenvolvimento da aprendizagem. Além das actividades digitais, o presente objecto oferece actividades corporais. A introdução de actividades corporais no conjunto das actividades digitais, contribui para o desenvolvimento das actividades cognitivas e o êxito no desempenho das práticas corporais. Na esteira da cultura corporal, os jogos digitais permitem uma maior interação entre os alunos e a emergência de valores socioemocionais imprescindíveis a uma educação integral e construção da cidadania. Este objecto educacional detalha uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental, numa escola pública do município de Araras - SP, utilizando jogos e dinâmicas interativas, para promover o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Currículo Paulista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, esperamos que este documento auxilie os professores a planejar aulas mais dinâmicas, valorizando a ludicidade, com foco em actividades inclusivas que desenvolvam aspectos cognitivos, metacognitivos, socioemocionais e corporais dos alunos, de modo a aprimorar a aprendizagem e torná-la significativa. | - |
Descrição: dc.description | This educational object aims to provide a plan for Physical Education classes, in order to provide an opportunity for students to be introduced to the digital game of checkers. The platform to be used will be Lidraughts, as it is a free and easy-to-use software. Through the online game of checkers, it is expected to develop important cognitive skills in problem-solving and in the development of learning. In addition to digital activities, this object offers physical activities. The introduction of physical activities in the set of digital activities contributes to the development of cognitive activities and success in the performance of physical practices. In the wake of physical culture, digital games allow for greater interaction between students and the emergence of socio-emotional values that are essential for a comprehensive education and the construction of citizenship. This educational object details a didactic sequence for the 5th year of elementary school, in a public school in the city of Araras - SP, using games and interactive dynamics, to promote the development of skills and abilities provided for in the São Paulo Curriculum and the National Common Curricular Base (BNCC). With this, we hope that this document will help teachers to plan more dynamic classes, valuing playfulness, with a focus on inclusive activities that develop cognitive, metacognitive, socio-emotional and physical aspects of students, in order to improve learning and make it meaningful. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/310384 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura corporal do movimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body culture in movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
Título: dc.title | Sistematização do jogo de damas digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: