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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Denise Ivana de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fumagalli, Thomas Willian Galgarotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310384 | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho propomos analisar as contribuições do jogo de damas digital para o desenvolvimento das estratégias cognitivas, metacognitivas, corporais e socioemocionais para o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no contexto da Educação Física. Inicialmente, consideramos relevante apresentar as razões que nos incentivaram a debruçar sobre essa pesquisa. O uso exitoso do jogo de damas digital nas aulas de Educação Física, no contexto pandêmico, nos motivou a aprofundar as contribuições desse tipo de jogo para a aprendizagem. Contudo, era preciso acercar-se de um referencial teórico de natureza sistêmica, isto é, comprometido com a integralidade do indivíduo e do seu processo de aprendizagem. Sendo assim, no capítulo segundo iremos apresentar uma trajetória histórica e cultural do jogo até o surgimento dos jogos digitais e suas implicações para a aprendizagem. Além disso, iremos discorrer sobre o referencial epistemológico da teoria histórico-cultural de Vygotsky e sua compreensão de aprendizagem. Para o autor russo, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo acontece na relação social e cultural com os demais indivíduos, num processo complexo de interação instanciado pela linguagem e por demais signos. No contexto dessa pesquisa, o jogo de damas digital constitui um instrumento semiótico capaz de mobilizar as estratégias cognitivas, metacognitivas, corporais e socioemocionais imprescindíveis à aprendizagem. No capítulo terceiro nos dedicamos a apresentar a trajetória metodológica para essa pesquisa: uma abordagem qualiquantitativa. Para mensurar as estratégias cognitivas e metacognitivas antes e depois das intervenções do jogo de damas, elegemos a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental – EAVAP, e para as atividades corporais e o jogo de damas digital, adotamos a abordagem qualitativa do Relato de Experiência. Assim, esse capítulo objetiva apresentar o universo da pesquisa, a dinâmica da coleta de dados e ambos os instrumentos de avaliação. No último capítulo, realizamos a apresentação e discussão dos resultados quantitativos e qualitativos fornecidos pelos dois instrumentos de avaliação. As discussões são elaboradas à luz do referencial epistemológico de Vygotsky. Por fim, a partir dessas discussões, nos dedicamos a analisar as contribuições do jogo de damas digital para as práticas de Educação Física, tendo como pano de fundo a relação entre a concepção da cultura corporal de movimento e a teoria histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados obtidos a partir do jogo de damas digital e sua interação com as atividades corporais apontam para a necessidade de se pensar uma mudança nas práticas pedagógicas em Educação Física, a partir de uma nova perspectiva que contemple o entrelaçamento das estratégias cognitivas, metacognitivas, corporais e socioemocionais, tornando tais práticas mais comprometidas com a cultura corporal de movimento. Além disso, a presente pesquisa procura contribuir para a valorização da aprendizagem baseada em jogos digitais como resultado de um processo contemporâneo da inserção da cultura digital nos processos de ensino-aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze the contributions of digital checkers to the development of cognitive, metacognitive, physical, and socio-emotional strategies in the learning process of elementary school students within the context of Physical Education. Initially, we deem it relevant to present the reasons that motivated us to pursue this research. The successful use of digital checkers in Physical Education classes during the pandemic period inspired us to delve deeper into the contributions of this type of game to learning. However, it was necessary to adopt a theoretical framework of a systemic nature, one that is committed to the wholeness of the individual and their learning process. Thus, in the second chapter, we present a historical and cultural trajectory of the game, from its origins to the emergence of digital games and their implications for learning. Additionally, we discuss the epistemological framework of Vygotsky’s historical-cultural theory and his understanding of learning. According to the Russian scholar, cognitive development occurs through social and cultural relationships with others, in a complex interaction process mediated by language and other signs. In the context of this research, digital checkers serves as a semiotic tool capable of mobilizing the cognitive, metacognitive, physical, and socio-emotional strategies essential for learning. In the third chapter, we focus on presenting the methodological approach of the research: a mixed-methods approach. To measure cognitive and metacognitive strategies before and after the digital checkers interventions, we employed the Learning Strategies Assessment Scale for Elementary Education (EAVAP), while for the physical activities and the digital checkers game, we adopted the qualitative approach of Experience Report. This chapter aims to present the research setting, the data collection dynamics, and both evaluation instruments. In the final chapter, we present and discuss the quantitative and qualitative results provided by the two evaluation instruments. The discussions are elaborated in light of Vygotsky’s epistemological framework. Finally, based on these discussions, we analyze the contributions of digital checkers to Physical Education practices, considering the relationship between the conception of body culture in movement and Vygotsky’s historical-cultural theory. The results derived from the digital checkers and its interaction with physical activities point to the necessity of rethinking pedagogical practices in Physical Education, adopting a new perspective that incorporates the intertwining of cognitive, metacognitive, physical, and socio-emotional strategies, making these practices more aligned with body culture in movement. Additionally, this research contributes to the recognition of game-based learning with digital games as a result of the contemporary insertion of digital culture into teaching and learning processes. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/310385 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura corporal de movimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body culture in movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
Título: dc.title | Sistematização do jogo de damas na prática pedagógica da educação física escolar | - |
Título: dc.title | Systematization of checkers in the pedagogical practice of school physical education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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