Escolarização e a desigualdade salarial de gênero em três países da América Latina: qual o papel da escola?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRossi, Célia Regina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sofia Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:44:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:44:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310378-
Descrição: dc.descriptionO estudo buscou entender como o conteúdo do currículo educacional e a escolarização de meninos e meninas se afunilam para uma desigualdade de gênero em uma perspectiva comparada na América Latina, mais especificamente, no Brasil, Paraguai e Chile. Destarte, objetivou-se verificar a aderência dos currículos escolares determinados pelos Ministérios da Educação dos países selecionados à pedagogia decolonial e comparar a análise com a posição desses países no Índice Global de Disparidade de Gênero. Os currículos educacionais escolhidos, de forma proposital, são direcionados a meninos e meninas, sem distinção de gênero, para que, ao final do estudo, seja possível constatar a efetividade de uma abordagem da educação de gênero que seja transversal à binaridade. Os países foram selecionados a partir da posição no ranking de lacuna para igualdade de gênero, elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, e, portanto, escolheu-se o país com a posição mais elevada, Chile, mais baixa, Paraguai, e o Brasil, em posição intermediária. A metodologia utilizada foi a educação comparada atrelada à visão histórica. O estudo constatou que os currículos educacionais dos países do Chile, Brasil e Paraguai ainda demonstram um longo percurso de evolução para se enquadrarem como currículos decoloniais pela dificuldade de estabelecer a educação em gênero de forma transversal e não replicar a binaridade de gênero ou visões eurocêntricas nas suas matrizes curriculares. Constatou-se também que o Chile possui o currículo que apresenta maior aderência aos estudos decoloniais, na comparação com Brasil e Paraguai, e segue sendo o país com maior igualdade de gênero, de acordo com o Índice Global de Desigualdade de Gênero (GGI). Palavras-chave: Gênero, desempenho Escolar, mercado de trabalho, desigualdade salarial de gênero, América Latina, política de educação comparada, currículo escolar, Brasil, Chile, Paraguai.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to understand how the content of educational curricula and the schooling of boys and girls converge toward gender inequality from a comparative perspective in Latin America, specifically in Brazil, Paraguay, and Chile. Thus, the objective was to verify the adherence of school curricula, as established by the Ministries of Education of the selected countries, to decolonial pedagogy and to compare this analysis with the countries’ positions in the Global Gender Gap Index. The selected curricula were purposefully chosen for being directed at both boys and girls without gender distinction, so that, by the end of the study, it would be possible to assess the effectiveness of a gender education approach that is transversal to the binary logic. The countries were selected based on their ranking positions in the annual Global Gender Gap Report by the World Economic Forum: Chile (highest), Paraguay (lowest), and Brazil (intermediate). The methodology employed was comparative education with a historical perspective. The study found that the school curricula of Chile, Brazil, and Paraguay still have a long way to go in becoming decolonial, due to their difficulty in establishing gender education transversally and in avoiding the replication of gender binarity or Eurocentric worldviews in their curricular structures. It was also found that Chile has the curriculum most aligned with decolonial studies, when compared to Brazil and Paraguay, and continues to lead in gender equality according to the Global Gender Gap Index (GGI). Keywords: Gender, school performance, labor market, gender wage gap, Latin America, comparative education policy, school curriculum, Brazil, Chile, Paraguay.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Sexual-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Comparada-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectSchool performance-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectGender wage gap-
Palavras-chave: dc.subjectLatin America-
Palavras-chave: dc.subjectComparative education policy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectChile-
Palavras-chave: dc.subjectParaguay-
Título: dc.titleEscolarização e a desigualdade salarial de gênero em três países da América Latina: qual o papel da escola?-
Título: dc.titleSchooling and the gender wage gap in three Latin American countries: what is the role of the school?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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