Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Maria Ednéia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Gisane Fagundes Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:54:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:54:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310360-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é escrever uma história do movimento da Educação Matemática no estado do Ceará, como campo de pesquisa acadêmica, ao problematizar a constituição desse campo. Mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para produção de narrativas com professores e outros envolvidos e, junto com outras fontes constituirão registros historiográficos para compreendermos o movimento da Educação Matemática e com eles escrever uma história desse movimento. Nossos resultados apontam que a presença da Educação Matemática institucionalizada no estado do Ceará desde os anos 2000, com relevante presença feminina nos movimentos dessa Educação Matemática, sendo este mais intenso na capital, Fortaleza. Além disso, da presença da SBEM regional Ceará, apontamos um forte movimento de grupos de pesquisa nas instituições públicas de ensino superior e embates com outras áreas de pesquisa já consolidadas. Na criação da SBEM/CE trazemos problematizações sobre a constituição desta regional, um movimento que envolve pessoas, eventos e formação. Junto da criação da SBEM, uma outra temática que nos pareceu profícua, para a continuidade das análises: as mulheres na SBEM/CE, a participação feminina na constituição do campo, na realização dos eventos, na organização da Sociedade, na liderança para que as coisas acontecessem; o movimento da Educação Matemática no Ceará via a formação de professores, que cresceu bastante no cenário da pesquisa acadêmica, na formação de novos pesquisadores que atuam em cursos de formação de professores; o movimento da Educação Matemática no Ceará dos matemáticos, uma característica marcante não apenas dos depoentes, mas do movimento de Matemática do Ceará. E, finalmente, um texto que produzimos sobre os movimentos de Educação(ões) Matemática(s) no Ceará, campo de saber, espaço de poder, de junção de forças, educações matemáticas que se mostram em diferentes práticas, movimentos, no plural.-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this research is to write a history of the Mathematics Education movement in Ceará state as a field of academic research, examining the constitution of this field. We employed oral history as a research methodology to produce narratives with teachers and other participants, which together with other sources will form historiographical records. These will enable us to understand the mathematics education movement and, through them, write a history of this movement. Our results indicate the presence of institutionalized Mathematics Education in Ceará since the 2000s, with significant female participation in the movement, particularly concentrated in the capital, Fortaleza. Furthermore, the existence of SBEM's Ceará regional chapter reveals both a strong research group movement in public higher education institutions and tensions with other already consolidated research areas. Regarding the establishment of SBEM/CE, we analyze the formation of this regional organization - a process involving people, events, and training. Another theme that emerged as particularly fruitful for continued analysis includes: the role of women in SBEM/CE: their participation in shaping the field, organizing events, managing the Society, and driving initiatives; the Mathematics Education movement in Ceará through teacher training, which has significantly expanded in academic research and in preparing new researchers for teacher education programs; the involvement of mathematicians in Ceará's Mathematics Education movement, a distinctive characteristic evident not only among interviewees but throughout the state's Mathematics movement. Finally, we present a text we produced on the Mathematics Education(s) movements in Ceará, field of knowledge, space of power and collective effort, where multiple mathematical educations manifest through diverse practices and movements, as plural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectHistória Oral-
Palavras-chave: dc.subjectSBEM Ceará-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Mathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectOral history-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Título: dc.titleCrescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará-
Título: dc.titleGrowing, expanding and making noise: a history os Mathematics Education in Ceará-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.