As tecnologias digitais em sala de aula: uma revisão bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTezani, Thaís Cristina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carolina Ferracioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310330-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310330-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia baseia-se nas tecnologias como exemplos de transformações realizadas pelos seres humanos e que levam ao desenvolvimento e às mudanças nas formas de aprender. Com o passar do tempo histórico e avanço tecnológico, surgiram as tecnologias digitais, bem como aqueles nascidos após 1990, são considerados por alguns estudos que podem ser considerados “nativos digitais”. A escola da atualidade mudou, assim como os alunos nela matriculados e a sua forma de aprender. O professor que ainda é o grande responsável pela utilização dessas tecnologias enquanto instrumento para a transposição didática, precisa ser valorizado para que realize tal atribuição, com o tempo necessário para planejar suas práticas, testar, compreender se o objetivo de ensino condiz com a tecnologia digital que será utilizada, entre outros aspectos. O estudo bibliográfico apresentou como objetivo analisar artigos voltados à temática, destacando a necessidade de maiores investimentos em políticas públicas voltadas à formação dos professores para a utilização das tecnologias digitais, além da instalação e aquisição destas com qualidade nas escolas brasileiras.-
Descrição: dc.descriptionThis Pedagogy course conclusion work is based on technologies as examples of transformations carried out by human beings that lead to development and changes in the ways of learning. With the passage of historical time and technological advancement, digital technologies emerged, as well as those born after 1990, are considered by some studies to be considered “digital natives”. Today's school has changed, as have the students enrolled there and their way of learning. The teacher, who is still largely responsible for using these technologies as an instrument for didactic transposition, needs to be valued to carry out this task, with the time necessary to plan their practices, test, and understand whether the teaching objective is consistent with digital technology. that will be used, among other aspects. The bibliographic study aimed to analyze articles focused on the topic, highlighting the need for greater investments in public policies aimed at training teachers to use digital technologies, in addition to the installation and acquisition of these with quality in Brazilian schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo bibliográfico-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching objective-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleAs tecnologias digitais em sala de aula: uma revisão bibliográfica-
Título: dc.titleDigital technologies in the classroom: a literature review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.