
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tezani, Thaís Cristina Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Carolina Ferracioli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:41:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:41:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310330 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310330 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia baseia-se nas tecnologias como exemplos de transformações realizadas pelos seres humanos e que levam ao desenvolvimento e às mudanças nas formas de aprender. Com o passar do tempo histórico e avanço tecnológico, surgiram as tecnologias digitais, bem como aqueles nascidos após 1990, são considerados por alguns estudos que podem ser considerados “nativos digitais”. A escola da atualidade mudou, assim como os alunos nela matriculados e a sua forma de aprender. O professor que ainda é o grande responsável pela utilização dessas tecnologias enquanto instrumento para a transposição didática, precisa ser valorizado para que realize tal atribuição, com o tempo necessário para planejar suas práticas, testar, compreender se o objetivo de ensino condiz com a tecnologia digital que será utilizada, entre outros aspectos. O estudo bibliográfico apresentou como objetivo analisar artigos voltados à temática, destacando a necessidade de maiores investimentos em políticas públicas voltadas à formação dos professores para a utilização das tecnologias digitais, além da instalação e aquisição destas com qualidade nas escolas brasileiras. | - |
| Descrição: dc.description | This Pedagogy course conclusion work is based on technologies as examples of transformations carried out by human beings that lead to development and changes in the ways of learning. With the passage of historical time and technological advancement, digital technologies emerged, as well as those born after 1990, are considered by some studies to be considered “digital natives”. Today's school has changed, as have the students enrolled there and their way of learning. The teacher, who is still largely responsible for using these technologies as an instrument for didactic transposition, needs to be valued to carry out this task, with the time necessary to plan their practices, test, and understand whether the teaching objective is consistent with digital technology. that will be used, among other aspects. The bibliographic study aimed to analyze articles focused on the topic, highlighting the need for greater investments in public policies aimed at training teachers to use digital technologies, in addition to the installation and acquisition of these with quality in Brazilian schools. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo bibliográfico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching objective | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | As tecnologias digitais em sala de aula: uma revisão bibliográfica | - |
| Título: dc.title | Digital technologies in the classroom: a literature review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: