Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rebechi Junior, Arlindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lucchese, Anna Carl | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:47:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:47:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310325 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310325 | - |
Descrição: dc.description | Em uma sociedade cada vez mais midiatizada e influenciada por discursos de ódio, desinformação e polarização, obras audiovisuais questionadoras podem servir como uma importante ferramenta na construção de alternativas de contato entre o indivíduo e seu entorno em situações de crise, tal como a vivida com a pandemia de COVID-19. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre como algumas narrativas documentais e de fabulação, produzidas durante o isolamento provocado por essa crise sanitária, representam formas de resistência e atuação de sujeitos marginalizados em comunidades invisibilizadas. A elaboração da reflexão foi feita a partir da análise comparativa entre os projetos Curta em casa (2020), realizado na cidade de São Paulo, Brasil, e Pass the mic: we will tell our stories (2021), produzido em Miami, nos Estados Unidos. Com base em entrevistas qualitativas, em coleta de dados e em referencial teórico multidisciplinar, a investigação apresentou as seguintes descobertas: coletivos artísticos e obras autorais manifestaram-se como elementos-chave para a criação de narrativas e relações questionadoras durante a pandemia, conforme descrito nas entrevistas coletadas; o fortalecimento de redes de colaboração foi a principal ação estratégica utilizada para dar continuidade à produção e circulação de projetos de artistas e contadores de histórias locais, tanto no Brasil, como nos EUA, a partir do que se observou em ambos os projetos; por fim, iniciativas transculturais, como o trabalho desempenhado por esta investigação de doutorado, apresentaram-se como uma forma para expandir a troca de experiências entre vozes de diferentes territórios e auxiliar no processo de preservação da memória do tempo presente e de construção de conhecimento coletivo para o futuro. | - |
Descrição: dc.description | In an increasingly mediated society, influenced by hate speech, misinformation and polarization, questioning audiovisual works can serve as an important tool in building alternative contact between individuals and their surroundings during moments of crisis, such as that experienced during the COVID-19 pandemic. The aim of this research was to reflect on how some documentary and fiction narratives, produced during the isolation caused by this health crisis, represent forms of resistance and action by marginalized subjects in invisibilized communities. This reflection was based on a comparative analysis of the projects Curta em casa (2020), produced in the city of São Paulo, Brazil, and Pass the mic: we will tell our stories (2021), produced in Miami, USA. Based on qualitative interviews, data collection and a multidisciplinary theoretical framework, the investigation presented the following findings: artistic collectives and authorial works became key elements for the creation of alternative narratives and relationships during the pandemic, as described in the interviews collected; strengthening collaborative networks was the main strategic action used to continue the production and circulation of projects by local artists and storytellers, both in Brazil and in the USA, from what was observed in both projects; finally, cross-cultural initiatives, such as the work carried out by this doctoral research, provided a way of expanding the exchange of experiences between voices from different territories, helping in the process of preserving the memory of the present time, and building collective knowledge for the future. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes:001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas e relações mediada por telas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia de COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário e fabulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento coletivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediated interactions | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary storytelling and fabulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative strategy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collective knowledge | - |
Título: dc.title | Quem tem voz ativa em momentos de crise? entre narrativas documentais e fabulação | - |
Título: dc.title | Who has an active voice in times of crisis? between documentary narratives and fabulation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: