Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Sidiney Peterson Ferreira de, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorChagas, Rafael Porfirio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:01:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:01:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310288-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa fundamenta-se em propostas pedagógicas do ensino de Artes Visuais, dialogando com a Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, para o ensino de Artes e Culturas Visuais. A partir dessa abordagem, busca-se apresentar produções, conhecer procedimentos e promover experiências artísticas na área de conhecimento trabalhada, com ênfase em obras e referências de artistas contemporâneos dissidentes nas Artes Visuais, especialmente relacionados a sujeitos e narrativas LGBTQIAPN+. Portanto, além da educação em Cultura Visual, busca-se tecer relações e estabelecer diálogos entre estudantes, artistas e produções artísticas dissidentes contemporâneas, explorando possibilidades de aproximação, construção de saberes e fazeres artísticos.-
Descrição: dc.descriptionThis research is grounded in pedagogical proposals for the teaching of Visual Arts, drawing on the Triangular Approach to Art and Visual Culture education, as systematized by Ana Mae Barbosa. From this perspective, the study aims to present artistic productions, explore creative processes, and foster artistic experiences based on the field of knowledge, with an emphasis on contemporary artists whose practices are aligned with dissident references in the Visual Arts, particularly LGBTQIAPN+ individuals and narratives. Beyond the framework of Visual Culture education, the research seeks to weave connections and foster dialogues among students, artists, and dissident artistic productions, exploring possibilities for proximity and the construction of artistic knowledge and practices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas LGBT-
Título: dc.titleArte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas.-
Título: dc.titleDissident art in basic education: possibilities and challenges for contemporary art/educational practices.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.