
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Sidiney Peterson Ferreira de, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Chagas, Rafael Porfirio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:01:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:01:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310288 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa fundamenta-se em propostas pedagógicas do ensino de Artes Visuais, dialogando com a Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, para o ensino de Artes e Culturas Visuais. A partir dessa abordagem, busca-se apresentar produções, conhecer procedimentos e promover experiências artísticas na área de conhecimento trabalhada, com ênfase em obras e referências de artistas contemporâneos dissidentes nas Artes Visuais, especialmente relacionados a sujeitos e narrativas LGBTQIAPN+. Portanto, além da educação em Cultura Visual, busca-se tecer relações e estabelecer diálogos entre estudantes, artistas e produções artísticas dissidentes contemporâneas, explorando possibilidades de aproximação, construção de saberes e fazeres artísticos. | - |
| Descrição: dc.description | This research is grounded in pedagogical proposals for the teaching of Visual Arts, drawing on the Triangular Approach to Art and Visual Culture education, as systematized by Ana Mae Barbosa. From this perspective, the study aims to present artistic productions, explore creative processes, and foster artistic experiences based on the field of knowledge, with an emphasis on contemporary artists whose practices are aligned with dissident references in the Visual Arts, particularly LGBTQIAPN+ individuals and narratives. Beyond the framework of Visual Culture education, the research seeks to weave connections and foster dialogues among students, artists, and dissident artistic productions, exploring possibilities for proximity and the construction of artistic knowledge and practices. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas LGBT | - |
| Título: dc.title | Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas. | - |
| Título: dc.title | Dissident art in basic education: possibilities and challenges for contemporary art/educational practices. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: