
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Botura Junior, Galdenoro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fragnan Junior, Vandick Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:37:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:37:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310282 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310282 | - |
| Descrição: dc.description | As rápidas transformações do mundo contemporâneo têm impactado profundamente escolas, universidades, mercado de trabalho e as interações sociais dentro desses ambientes. Os avanços tecnológicos abriram novos horizontes de comunicação e ampliaram a disseminação da informação. A sociedade atual está constantemente em busca de inovação, e a valorização do conhecimento é uma das principais consequências desse movimento, especialmente entre as novas gerações. Um dos espaços que emergiram como catalisadores desse processo são os coworkings, onde pessoas compartilham estruturas físicas e se beneficiam da diversidade, resultando em redução de custos e aumento da interação, tanto presencial quanto virtual. No Brasil, o número de negócios focados em inovação e troca de conhecimento através de coworkings tem crescido exponencialmente. Este estudo foca na influência da ergonomia organizacional em um espaço de coworking estudantil dedicado ao curso de mídias sociais, e como este ambiente impactou na qualidade do trabalho dos alunos de uma escola técnica em São Paulo - SP. A pesquisa comparou projetos desenvolvidos no espaço físico do coworking com atividades similares realizadas virtualmente pela internet ao longo de dois semestres, envolvendo 60 alunos. Os resultados revelaram que a interação e comunicação no coworking estudantil apresentaram uma melhoria de 56% em comparação ao grupo virtual, que obteve 44%. Além disso, a qualidade das produções desenvolvidas no coworking foi 33% superiores àquelas realizadas virtualmente, conforme avaliação de profissionais de agências digitais que analisaram os projetos finais. Este estudo evidencia que espaços criativos dentro das escolas não apenas melhoram o desempenho dos alunos, mas também elevam a qualidade de seus trabalhos. Esses ambientes facilitam a interação, troca de experiências e contatos pessoais, potencializando assim a capacidade intelectual dos estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | The rapid transformations of the contemporary world have had a profound impact on schools, universities, the job market and social interactions within these environments. Technological advances have opened up new horizons for communication and expanded the dissemination of information. Today's society is constantly seeking innovation, and the appreciation of knowledge is one of the main consequences of this movement, especially among the new generations. One of the spaces that have emerged as catalysts for this process are coworking spaces, where people share physical structures and benefit from diversity, resulting in cost reduction and increased interaction, both in person and virtually. In Brazil, the number of businesses focused on innovation and knowledge exchange through coworking spaces has grown exponentially. This study focuses on the influence of organizational ergonomics in a student coworking space dedicated to the social media course, and how this environment impacted the quality of work of students at a technical school in São Paulo - SP. The research compared projects developed in the physical space of the coworking space with similar activities carried out virtually over the internet over two semesters, involving 60 students. The results revealed that interaction and communication in student coworking spaces improved by 56% compared to the virtual group, which achieved 44%. Furthermore, the quality of the productions developed in the coworking space was 33% higher than those produced virtually, according to the assessment of professionals from digital agencies who analyzed the final projects. This study shows that creative spaces within schools not only improve student performance, but also raise the quality of their work. These environments facilitate interaction, exchange of experiences and personal contacts, thus enhancing students' intellectual capacity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídias sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coworking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
| Título: dc.title | A influência da ergonomia organizacional em espaços de coworking educacional: análise a partir de um curso de mídias sociais | - |
| Título: dc.title | The influence of organizational ergonomics in educational coworking spaces: analysis based on a social media course | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: