
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | André, Carminda Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Tatiana Aparecida Teodoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:55:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:55:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310241 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310241 | - |
| Descrição: dc.description | A Roda de Saci é uma prática artística e pedagógica desenvolvida com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I, resultando na reinvenção do espaço da sala de aula. A prática se inicia com a narração de uma história pessoal seguida pela participação dos alunos, que compartilham suas próprias narrativas, todas centradas em travessuras. Este processo traz reflexões sobre sua relação com performance, teatro e o jogo performativo, além de investigar o papel do Saci enquanto ser híbrido, transgressor e de resistência. A pesquisa também se conecta com a proposta de descolonização de Rufino (2019), que vê a rebeldia contra a colonialidade como um ato revolucionário e um processo contínuo de transformação social. Através dessa prática, busca-se o reencantamento do mundo e a criação de novos modos de ser, refletindo sobre a importância da luta contra as injustiças e as barreiras impostas pela instituição escolar em busca de uma educação libertadora proposta por Paulo Freire e bell hooks. | - |
| Descrição: dc.description | The Roda de Saci is an artistic and pedagogical practice developed with fifth-grade students from Elementary School, resulting in the reinvention of the classroom space. The practice begins with the narration of a personal story followed by the participation of the students, who share their own narratives, all centered around mischief. This process brings reflections on its relation to performance, theater, and the performative game, in addition to investigating the role of the Saci as a hybrid, transgressive, and resistant being. The research also connects with Rufino's (2019) proposal for decolonization, which views rebellion against coloniality as a revolutionary act and a continuous process of social transformation. Through this practice, the aim is to re-enchant the world and create new ways of being, reflecting on the importance of fighting against injustices and the barriers imposed by the school institution in the pursuit of a liberating education as proposed by Paulo Freire and bell hooks. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
| Título: dc.title | Roda de Saci_que cena é esta? : práticas da arte na escola pública | - |
| Título: dc.title | Roda de Saci_what scene is this? artistic practices in public schools | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: