Roda de Saci_que cena é esta? : práticas da arte na escola pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndré, Carminda Mendes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tatiana Aparecida Teodoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:55:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:55:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310241-
Descrição: dc.descriptionA Roda de Saci é uma prática artística e pedagógica desenvolvida com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I, resultando na reinvenção do espaço da sala de aula. A prática se inicia com a narração de uma história pessoal seguida pela participação dos alunos, que compartilham suas próprias narrativas, todas centradas em travessuras. Este processo traz reflexões sobre sua relação com performance, teatro e o jogo performativo, além de investigar o papel do Saci enquanto ser híbrido, transgressor e de resistência. A pesquisa também se conecta com a proposta de descolonização de Rufino (2019), que vê a rebeldia contra a colonialidade como um ato revolucionário e um processo contínuo de transformação social. Através dessa prática, busca-se o reencantamento do mundo e a criação de novos modos de ser, refletindo sobre a importância da luta contra as injustiças e as barreiras impostas pela instituição escolar em busca de uma educação libertadora proposta por Paulo Freire e bell hooks.-
Descrição: dc.descriptionThe Roda de Saci is an artistic and pedagogical practice developed with fifth-grade students from Elementary School, resulting in the reinvention of the classroom space. The practice begins with the narration of a personal story followed by the participation of the students, who share their own narratives, all centered around mischief. This process brings reflections on its relation to performance, theater, and the performative game, in addition to investigating the role of the Saci as a hybrid, transgressive, and resistant being. The research also connects with Rufino's (2019) proposal for decolonization, which views rebellion against coloniality as a revolutionary act and a continuous process of social transformation. Through this practice, the aim is to re-enchant the world and create new ways of being, reflecting on the importance of fighting against injustices and the barriers imposed by the school institution in the pursuit of a liberating education as proposed by Paulo Freire and bell hooks.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Título: dc.titleRoda de Saci_que cena é esta? : práticas da arte na escola pública-
Título: dc.titleRoda de Saci_what scene is this? artistic practices in public schools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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