
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Manzoni, Rosa Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Uiversidade Estadual Paulista | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Tayná Michelle de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:07:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:07:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/310202 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310202 | - |
| Descrição: dc.description | Este produto educacional é um dos desdobramentos da dissertação de mestrado intitulada “Entre o dizível e o silêncio nas políticas públicas de avaliação de larga escala: uma análise discursiva dos sentidos do Saresp”, desenvolvida no programa de mestrado profissional em Docência para Educação Básica, no campus da Unesp de Bauru. Assim, este produto educacional assume o formato de um roteiro de estudos, com o objetivo de propor reflexões sobre as avaliações de larga escala nas escolas públicas estaduais, em especial o Saresp, a partir de uma abordagem materialista do discurso, inserida no campo da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, em uma perspectiva que entrelaça a língua, a história e a ideologia. Também tem como objetivo aproximar o conhecimento produzido na universidade das escolas, em um movimento dialético, marcado pelas relações de contradição e transformação. Por fim, com essas reflexões pretende-se transformar a maneira de pensar a própria escola e as avaliações e, assim, possibilitar mudanças na realidade escolar e no agir docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | Entre o dizível e o silêncio nas políticas públicas de avaliação de larga escala: uma análise discursiva dos sentidos do Saresp | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SARESP | - |
| Título: dc.title | Uma análise discursiva dos sentidos do Saresp na escola | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: