A Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDICs) na atuação do professor de geografia do Estado de São Paulo: convergências e divergências no município de Assis/SP (Brasil)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZacharias, Andréa Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorVieira, João Marcos Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:26:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:26:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/310197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/310197-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação de mestrado, intitulada A Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDICs) na atuação do professor de Geografia: convergências e divergências, teve com objetivo investigar a formação continuada dos professores de Geografia no Estado de São Paulo, com foco na cidade de Assis/SP, e na integração das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi motivada pela crescente necessidade de atualização dos docentes frente às demandas da educação contemporânea e à inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar. O estudo está fundamentado na análise das legislações educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista (CP), que destacam a importância da formação continuada e do uso das TDICs. A metodologia adotada incluiu uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas e análise documental, com o intuito de identificar os desafios e oportunidades enfrentados pelos professores na adoção dessas tecnologias. Os resultados indicam que, embora haja um reconhecimento da importância das TDICs, os docentes enfrentam obstáculos significativos, como a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas e a necessidade de formação adequada para o uso eficaz dessas ferramentas. A pesquisa propõe estratégias e políticas públicas que incentivem a capacitação contínua dos professores e a integração das TDICs no ensino de Geografia, visando promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. Além disso, os resultados da pesquisa apontam que, para que as TDICs se tornem uma ferramenta eficaz na educação, é fundamental um investimento contínuo em infraestrutura, formação docente e uma abordagem crítica que promova a inclusão digital e a equidade no acesso às tecnologias.-
Descrição: dc.descriptionThis master's thesis, titled "Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the Practice of Geography Teachers in the State of São Paulo: Convergences and Divergences in the Municipality of Assis-SP (Brazil)," aimed to investigate the continuing education of Geography teachers in the State of São Paulo, with a particular focus on the city of Assis/SP, and the integration of TDICs in the teaching-learning process. The research was driven by the growing need for teacher updates in response to the demands of contemporary education and the incorporation of digital technologies into the school environment. The study is based on the analysis of educational legislation, such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Paulista Curriculum (CP), which emphasize the importance of continuing education and the use of TDICs. The methodology adopted included a qualitative approach, with semi-structured interviews and document analysis, aiming to identify the challenges and opportunities faced by teachers in adopting these technologies. The results indicate that, although there is recognition of the importance of TDICs, teachers face significant obstacles, such as the lack of technological infrastructure in schools and the need for adequate training to use these tools effectively. The research proposes strategies and public policies that encourage the continuous professional development of teachers and the integration of TDICs in Geography education, aiming to promote a more dynamic and inclusive learning environment. Furthermore, the research findings indicate that for TDICs to become an effective tool in education, it is crucial to continuously invest in infrastructure, teacher training, and a critical approach that promotes digital inclusion and equity in access to technologies.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDICs)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Information and Communication Technology (DICT)-
Palavras-chave: dc.subjectGeography teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Título: dc.titleA Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDICs) na atuação do professor de geografia do Estado de São Paulo: convergências e divergências no município de Assis/SP (Brasil)-
Título: dc.titleThe Digital Information and Communication Technology (DICT) in the role of the geography teacher: convergences and divergences-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.